Vale do Itajaí apresenta pleitos do Voz Única aos candidatos da região

26 de setembro de 2018
Postado por: Alexandre

O documento, que tem mais de 700 demandas do setor produtivo, traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades

Em mais um evento de entrega da cartilha Voz Única, a Facisc e as ACis do Vale do Itajaí apresentaram na última sexta-feira (21/9), no CEB (Centro Empresarial de Blumenau), o documento aos candidatos da região. Entre os candidatos presentes estiveram Décio Lima e Napoleão Bernardes, que concorrem ao governo do Estado.

O documento, que tem mais de 700 demandas do setor produtivo, traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação. O evento contou com a presença de empresários das associações empresariais de toda a região.

O presidente da Federação, Jonny Zulauf ressaltou a importância do documento para o Estado. “Levantamos o que Santa Catarina precisa na visão do empresariado, mas que se traduz a visão da sociedade como um todo, pois as demandas existentes neste documento são anseios de todos os cidadãos que querem ver o nosso estado crescer ainda mais. Neste movimento colaborativo queremos que os candidatos recebam este trabalho como uma importante contribuição caso forem eleitos”, destacou o presidente.

A vice-presidente da Facisc para a regional Vale do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, apresentou as demandas prioritárias da região enaltecendo a questão de infraestrutura como fator fundamental para o desenvolvimento. Segundo o presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Avelino Lombardi, o Vale do Itajaí está junto neste projeto e quer construir uma região melhor. “Queremos juntos trazer um apoio mais efetivo para a região e os projetos só sairão do papel se a sociedade se unir com o executivo”, destacou.

Prioridades do Vale do Itajaí

As associações empresariais de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode e Timbó apresentaram 74 pleitos com destaque mais uma vez para a infraestrutura, com 65% das solicitações.

As associações destacaram entre os itens, cinco prioridades:

  1. Duplicar a BR 470.
  2. Ampliar e modernizar o aeroporto internacional de Navegantes.
  3. Adequar a bacia de evolução – Porto Itajaí/Navegantes.
  4. Revisar sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens).
  5. Executar o anel de contorno urbano de Gaspar.

Conheça o documento completo com as demandas do Vale do Itajaí em: https://www.vozunica.org.br/valedoitajai

Demandas das Mulheres e Jovens Empresários

Na ocasião também foram apresentadas as demandas das mulheres e dos jovens empresários que expuseram como pleitos a simplificação do processo de abertura de empresas e o estimulo ao empreendedorismo por meio da criação de incubadoras, o desenvolvimento de um programa de capacitação  e educação empreendedora, e a disparidade salarial entre homens e mulheres em Santa Catarina.

Documento Voz Única

A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”.

O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.

O programa Voz Única está alinhado com a agenda 2030, a nova agenda mundial, que promove os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma a Federação contribui em essência com as metas do ODS 16 que destacam as instituições transparentes, o combate a corrupção, entre outros importantes assuntos que permeiam os negócios e a sociedade. Os 17 ODS– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam o meio de implementação da Agenda 2030 e demandam uma articulação entre todos os setores.

Categoria: Associativismo, Especial, Política
Publicidade