9 de julho de 2018
Postado por: Alexandre
A carne bovina produzida em Santa Catarina está conquistando o mercado internacional.
No primeiro semestre deste ano, o estado já embarcou 2,14 mil toneladas de carne bovina, quase três vezes mais do que no mesmo período de 2017.
Por outro lado, as exportações de carne suína e de frango tiveram uma pequena queda, causada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros que impediu os embarques durante dez dias.
FATURAMENTO
Na primeira metade de 2018, Santa Catarina já faturou US$ 7,11 milhões com as exportações de carne bovina.
O principal destino para a produção catarinense é Hong Kong, que vem ampliando as compras ao longo do ano.
O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destaca que a alta qualidade da carne produzida em Santa Catarina e a excelência sanitária do rebanho estão por trás dessas conquistas:
“As exportações de carne bovina são um fator positivo para o agronegócio catarinense e uma grande oportunidade para o estado já que nosso status sanitário diferenciado nos dá acesso aos mercados mais exigentes do mundo”.
Só no mês de junho foram vendidas 281,9 toneladas de carne bovina, gerando receitas que passam de US$ 881 mil, o dobro do que foi exportado em junho de 2017.
O rebanho catarinense é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação e livre de peste suína clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Outra característica dos bovinos de corte produzidos no estado é a presença de raças européias, que dão origem a uma carne diferenciada.
Em 2017, Santa Catarina produziu cerca de 135 mil toneladas de carne bovina.