Prefeitura de Penha continua ampliação e melhorias no sistema de captação pluvial do município

7 de dezembro de 2017
Postado por: Alexandre

Objetivo, além de prevenir alagamentos, é deixar ruas prontas para receber obras de pavimentação.

 

Obras que não aparecem, mas são muito importantes para garantir a qualidade de vida dos moradores do município. Como poderia confirmar cada cidadão que já teve sua casa inundada durante uma chuva torrencial.

Visando prevenir alagamentos, o governo municipal tem dado grande ênfase neste ano as obras de ampliação e melhoria na rede de captação pluvial do município, responsável pelo escoamento da água das chuvas. “Estas obras também são o primeiro passo para a pavimentação de muitas ruas, porque a lei determina que toda rua antes de receber pavimentação, tem que ter drenagem”, adianta o prefeito de Penha Aquiles da Costa.

Somente nesta semana a equipe da secretaria de serviços urbanos colocou quase 500 tubos nas ruas de Penha, e os trabalhos continuam a todo vapor agora em dezembro. “Tem ruas que agora só falta a cancha e mandar pavimentar, pois já está tudo pronto pra essas obras”, comemora o secretário de serviços urbanos, João Batista Porto.

Segundo João, grande parte da tubulação de Penha está velha e defasada, precisando não só ser trocada, como melhorada. “Além de muitos tubos pequenos não darem mais conta da vazão, tem ruas onde a tubulação não escoava, não adiantava pra nada”, explica. Por conta disso, a prefeitura contratou um serviço de topografia, para garantir o nivelamento tanto da implantação de novas redes de captação pluvial, quanto corrigir as existentes.

Apesar da lei hoje determinar a obrigação das ruas serem tubuladas antes de receberem pavimento, não é o caso de muitas estradas pavimentadas em anos anteriores, como na Angioletti João de Freitas, no bairro de Santa Lídia. Nessa semana, a Secretaria de Serviços Urbanos esteve colocando 76 tubos de 40 centímetros cúbicos no trecho desta importante via de tráfego que ainda não tinha tubulação.

O mesmo foi feito na Rua Benjamim Flor, na comunidade de Olaria, onde foi trocada a tubulação, com a colocação de tubos de 45 metros de 60cm³, e 60 tubos de 1metro. Outra rua que recebeu tubulação foi a João Fermino Bittencourt, em Armação, com a implantação de 60 tubos de 60cm³.

Nesta semana, a prefeitura deu início a implantação da nova rede de captação pluvial da estrada geral de São Nicolau, que o governo municipal pretende pavimentar no ano que vem. “Não podíamos pavimentar sem antes revisar a rede de captação pluvial, para que não apareçam depois buracos como em muitas estradas pavimentadas da cidade”, argumentou o secretário de serviços urbanos. Serão quase 750 tubos utilizados na obra: 550 tubos de 60cm³, 139 de 80cm³, 30 de de 40cm³ e 30 de 1metro.

A prefeitura também já deslocou para a rua João André Nascimento, no Gravatá, 550 tubos, que pretende colocar ainda em dezembro, finalmente implantando rede de captação pluvial nesta comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMP

Categoria: Infraestrutura, Obras
Tags: Infraestrutura, Obras
Publicidade