Avião faz pouso forçado no aeroporto de Navegantes

7 de dezembro de 2017
Postado por: Alexandre

A pista do aeroporto de Navegantes ficou fechada por três horas, ontem, depois que o avião bimotor turboélice, modelo Piper PA-31T Cheyenne, prefixo PT-OCL, sofreu um acidente durante a aterrissagem.

 Entre as 9h50 até às 12h55, pousos e decolagens ficaram suspensos. Quatro voos foram afetados, sendo um da Gol com destino a Congonhas (SP), um da Azul com destino a Campinas (SP), outro da Azul com destino a Porto Alegre (RS) e um da Avianca com destino a Guarulhos (SP). As companhias tiveram que manter as aeronaves no pátio até a liberação da pista. Outras duas linhas com chegada prevista não pousaram no aeroporto pela manhã. O voo da Gol 1266, com saída de Guarulhos, foi alternado para Florianópolis, enquanto o voo da TAM 3121, de Congonhas, nem chegou a decolar de São Paulo.

De acordo com a assessoria da Infraero, dos quatros voos que atrasaram, três decolaram logo após a liberação da pista e outro teve que fazer a troca de tripulação antes de ser autorizado a seguir viagem. O fechamento da pista rolou em função da possibilidade de ter peças e pedaços do bimotor no chão, o que comprometeria a segurança dos pousos e decolagens. A Infraero informou que a aeronave quebrada foi rebocada com a ajuda de um guincho, sendo levada para o hangar de manutenção d. O avião tinha três pessoas a bordo, entre piloto, co-piloto e um passageiro. Ninguém se feriu.

Aviãzinho fazia o transporte de valores

A aeronave era operada pela empresa de Táxi Aéreo Hércules, de Curitiba (PR). Fazia o transporte de valores. Dois carros-forte foram autorizados a circular na pista para recolher o dinheiro.
A Infraero não informou os motivos que levaram o avião a arriar de barriga na pista. Informações que circularam entre funcionários foi de que o problema teria ocorrido com o trem de pouso. Imagens mostram a frente do avião encostada no chão, com outra parte fora da pista. Funcionários disseram que, quando a aeronave estava se preparando para aterrissar, o piloto teria mudado o lado da cabeceira da pista para pousar. Por isso, ele recolheu o trem de pouso para fazer a manobra e fazer a aterrissagem. No entanto, teria esquecido de baixar o trem de pouso, provocando o acidente. Essa versão não foi confirmada oficialmente.

A assessoria da Infraero em Brasília informou que o acidente será apurado pelo centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Aeronáutica.

Transtorno aos passageiros
Com os voos parados, os passageiros que aguardavam no terminal tiveram que esperar a reabertura da pista para seguir viagem. O último voo atrasado foi liberado no meio da tarde.

Categoria: Especial, Geral
Publicidade