26 de maio de 2022
Postado por: Alexandre
Com a proximidade do início da operação do sistema de esgoto de Rio do Sul no primeiro bairro beneficiado, o Canta Galo, a CASAN reforça o diálogo e o esclarecimento de dúvidas dos moradores. As informações são compartilhadas por meio do projeto socioambiental, com visitas aos imóveis que serão atendidos e diálogo com a comunidade.
Há, por exemplo, dúvidas recorrentes sobre o pagamento desse serviço. Os moradores perguntam se é necessário pagar o esgoto se já têm custos com impostos. A Companhia esclarece que os imóveis contarão com um novo serviço, e por esse motivo é realizado o faturamento.
“Com o esgoto vai acontecer o mesmo que acontece com o lixo: a CASAN vai retirar dos imóveis, tratar e devolver à natureza. São serviços que têm um custo e precisam ser cobrados”, explica o chefe da agência local da Companhia, André Zagheni.
Outra dúvida é sobre o valor do serviço, que será prática em Rio do Sul da mesma forma que ocorre em todos os outros municípios integrados ao Sistema CASAN. O valor será correspondente ao consumo da água. Se a conta vier R$50,00 para água, com os serviços de coleta e tratamento de esgoto será cobrado taxa de R$100,00, por exemplo.
TARIFA SOCIAL
Para as famílias com vulnerabilidade econômica, que não podem pagar de forma integral pelo serviço, a CASAN oferece conta com a Tarifa Social, que permite um desconto de 80% na taxa por serviços de água e esgoto.
Para usufruir da Tarifa Social é preciso comprovar renda de até dois (02) salários mínimos e apresentar inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo utilizado para receber auxílio emergencial durante a pandemia.
Você pode conferir o processo de requerimento e documentos necessários no site da CASAN. A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro.