Nova Bacia de Evolução registra 600 manobras no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

2 de setembro de 2021
Postado por: Alexandre

Complexo está no ranking entre os 120 maiores portos marítimos do mundo

Na quarta-feira (01), o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 600 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 600ª manobra foi registrada com o navio de bandeira portuguesa – MSC MICHELA, de 299,90 metros de comprimento por 48,20 de largura. Sua atracação ocorreu no terminal da Portonave (berço 02), e sua desatracação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 02.

Em 2019, a primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi realizada, possibilitando a chegada de navios de até 350 metros. Antes da conclusão da primeira etapa da bacia de evolução, era necessário ter o berço livre nos dois lados do complexo para que o giro fosse realizado, dificultando na agilidade dos processos necessários.

“Realmente é uma grande satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí, completar este número tão significativo de seiscentas manobras realizadas na nova Bacia de Evolução. Esse crescimento que está se consolidando, possibilitou atingir o recorde brasileiro de recebimento do maior navio de contêineres em 17 de junho do ano passado, o APL Paris (347,04 x 45,27). Esse projeto também garantiu que o nosso porto permanecesse viável no mercado, aumentando sua produtividade e alcançando resultados de quase uma década de planejamento, com o envolvimento de diversos entes públicos e administradores. O Complexo Portuário do Itajaí está entre os 120 maiores portos do mundo, tornando-se uma vigorosa e indiscutível importância econômica não só no desenvolvimento de Santa Catarina, mas também do Brasil”, pontua Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Vindo do Porto de Santos (SP), o navio MSC MICHELA partiu nesta tarde de quinta-feira, 02, com destino marítimo ao Porto de Montevideo (Uruguai). A embarcação atende a linha EUROPA, e movimentou segundo informações do setor de operações, 1.900 contêineres (TEU’S).

“Os parâmetros de manobras estabelecidos com a nova Bacia de Evolução, tem refletido no aumento de movimentação, e elevando o padrão de eficiência em todo o complexo. Sob essa perspectiva, alcançar a marca de 600 manobras tem uma conotação estratégica, e demonstra sustentabilidade do investimento realizado ampliando a nossa vantagem competitiva”, destaca Osmari de Castilho Ribas, Diretor Superintendente Administrativo da PORTONAVE (Porto de Navegantes).

Para Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, os investimentos aplicados na nova Bacia de Evolução demonstram eficácia nas operações, através da agilidade que o aprimoramento do canal aquaviário proporcionou:

“Esses 600 giros é a demonstração de que realmente os investimentos feitos nessa nova Bacia de Evolução, e também na readequação de parte do canal de acesso foi extremamente importante para o nosso Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Possibilitando ainda que tivéssemos condições de melhorar as nossas operações, tanto para os navios com até 300 metros de comprimento, e também para aqueles de 300 a 350 metros de comprimento, que são os navios autorizados para fazer suas movimentações aqui no complexo. Para nós é uma rotina, ou seja, já temos 600 giros realizados tonando-se algo comum na nossa atividade do dia a dia, ainda representativo, tendo em vista que essa nova Bacia de Evolução permitiu essa condição de fazer as manobras nas duas bacias, proporcionando uma condição operacional mais ágil e também a possibilidade de receber navios maiores. Isto é motivo de bastante alegria e comemoração, pois esta realidade está consolidada e agora vamos trabalhar para fazer com que a segunda etapa prevista, possa ser realizada afim de que possamos melhorar nossas condições operacionais”, ressalta Heder.

A segunda etapa da Bacia de Evolução, está projetada para receber navios de até 400 metros de comprimento por 60 de boca (largura), o projeto possibilita o acompanhamento da nova realidade do comércio marítimo internacional, que está projetandoconstantementenavios maiores. A segunda etapa visa adequar a capacidade portuária, para aumentar sua competitividade, garantindo o progressode um futuro próximo ao Complexo Portuário de Itajaí/Navegantes.A primeira etapa para a continuidade da segunda fase do projeto, é o alinhamento junto aos órgãos ambientais para atender as delimitações necessárias, além dos recursos para a execução da obra, que vai permitir que o município de Itajaí receba os maiores navios do mundo.

“A Nova Bacia de Evolução, é uma das maiores conquistas que nós alcançamos para a atividade portuária do nosso complexo. A necessidade do aprimoramento, resultou na adequação ao grande mercado internacional da navegação, que está em grande desenvolvimento. Até agora, os resultados demonstraram excelência, evidenciando a importância e a necessidade de nos prepararmos para as obras da segunda etapa, concretizando este projeto estratégico e tão fundamental para o Porto de Itajaí, em nosso porto público (berços 3 e 4), na área arrendada, a APMT (berços 1 e 2).Acreditamos fortemente no potencial do nosso porto e demais terminais a montante, onde todos serão beneficiados, e com isso incrementará significativamente na economia do nosso município, e de Santa Catarina”, pontua o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Categoria: Geral
Publicidade