Geração de trabalhos formais bate recorde em Navegantes no primeiro semestre de 2021

5 de agosto de 2021
Postado por: Alexandre

.

Nos seis primeiros meses do ano, Navegantes alcançou a marca histórica de 20.642 trabalhadores com carteira assinada.

Além disso, no mesmo período, houve um saldo de 545 empregos formais, de acordo com relatório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, do Ministério da Economia.

Houve crescimento de empregos em três dos quatro grandes setores da economia navegantina: serviços (338 novas vagas), comércio (237) e construção (154). Enquanto isso, a indústria foi o único que registrou baixa, com a subtração de 183 vagas.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, os números demonstram uma grande diversificação na economia da cidade.

“A geração de empregos nos serviços e no comércio demonstra que a simplificação do processo de abertura de empresas está facilitando os investimentos e a formalização das atividades econômicas do município. O crescimento imobiliário, por sua vez, já atestado no ritmo de transações imobiliárias detectado no fluxo de ITBI e na aprovação de projetos construtivos na Secretaria de Planejamento Urbano, resulta no grande incremento de carteiras assinadas no setor”, comenta o chefe da pasta.

Por outro lado, o saldo negativo da indústria foi influenciado de maneira determinante pela crise mundial de desabastecimento no mercado de semicondutores, que gerou uma demissão em massa numa grande indústria local ligada ao setor automotivo. Outras indústrias, no entanto, contrataram um grande quantitativo de trabalhadores, como no setor naval.

Fonte: Secom PMN

Categoria: Economia
Publicidade