Balneário Piçarras disponibiliza bituqueiras nas principais avenidas do município

2 de agosto de 2021
Postado por: Alexandre

Bituqueiras estão acopladas às lixeiras públicas de separação de recicláveis e não recicláveis

Foram instaladas lixeiras públicas no município, que contam com o diferencial de possuírem bituqueiras acopladas. As lixeiras duplas têm identificação para separação de resíduos recicláveis e não recicláveis e integram as metas do projeto Recicla Aí, comprometido em transformar Balneário Piçarras em referência na gestão de resíduos sólidos urbanos.

“Infelizmente, em Balneário Piçarras, é comum observar pessoas jogando bitucas nas ruas. Para desencorajar esse tipo de atitude, tivemos a ideia de acoplar às lixeiras públicas bituqueiras e disponibilizá-las nas principais vias do município”, destaca a presidente do IMP, Rosemari Bona.

Ao todo, 166 lixeiras estão distribuídas pela extensão das principais localidades do município, entre elas a Avenida Nereu Ramos, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Emanoel Pinto e Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar).

 

RECICLA AÍ

O recurso destinado para a implementação do projeto Recicla Aí é proveniente do edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no qual Balneário Piçarras atingiu a primeira colocação em todo o Brasil. O município possui R$ 2.742.500,00 reais disponíveis em licitação para aplicar em metas para o manuseio dos resíduos de forma sustentável.

Além das lixeiras públicas, foram instalados Ecopontos 24h e lixeiras residenciais com divisão em três frações (recicláveis, orgânicos e rejeitos). As residências que receberam estas lixeiras participarão do projeto piloto de coleta porta-a-porta dos resíduos orgânicos, os quais serão transformados em adubo na Unidade de Compostagem a ser implantada.

 

BITUCAS DE CIGARRO: INIMIGAS DO MEIO AMBIENTE

Segundo dados divulgados em 2018 pela ONG Cigarette Butt Pollution, as bitucas de cigarro foram o item mais coletado nas praias ao redor do mundo ao longo de 32 anos, o que acarretou em aproximadamente 60 milhões de unidades.

A ONU Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ecosurf, realizou um levantamento em 18 estados litorâneos e interioranos brasileiros no ano de 2017, entre eles Santa Catarina. Os dados incluídos no relatório da 1ª edição da Semana Mares Limpos foram levantados com base em mutirões de limpeza realizados por cerca de 10 mil voluntários, divididos em mais de 130 grupos, e revelaram 24 toneladas de lixo coletadas pelo movimento. No total, foram recolhidas 49.994 unidades de filtros de cigarro.

Devido a elevada quantidade de bitucas encontradas na areia da Praia de Balneário Piçarras e aos danos causados ao meio ambiente, o IMP elaborará um projeto de Lei para aprovação na Câmara de Vereadores no qual incentiva que empreendedores implantem bituqueiras em seus estabelecimentos e prevê penalidades para quem arremessar bitucas de cigarros nas áreas públicas, de acordo com o Artigo 37 do Decreto Lei nº 3.688 de 1941.

Categoria: Educação, Saúde, Variedades
Publicidade