1 de julho de 2020
Postado por: Alexandre
Santa Catarina está com 2,3 mil vagas de emprego abertas em 56 municípios. As oportunidades estão sendo intermediadas pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine), diretoria vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e podem ser consultadas pelo aplicativo Sine Fácil.
Entre as 2.324, a maior parte delas estão concentradas na região Oeste do Estado. No Sine de Concórdia há 497, sendo que para o cargo de alimentador da linha de produção, são 439 oportunidades. Na cidade de Chapecó, estão disponíveis 297 vagas, sendo 200 delas também para a linha de produção.
“A notícia é positiva e mostra o foco catarinense na retomada da economia, conforme os direcionamentos do governador. Os números nos incentivam a continuar trabalhando para gerar novas oportunidades e promover uma espiral de esperança e prosperidade no Estado”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira.
O coordenador Estadual do Sine, Ramon Fernandes, avalia os números positivos que despontam nas cidades do Oeste. “Na região temos a força setor agroindustrial que pode alavancar a economia global depois da pandemia. O modelo agroindustrial catarinense continua empregando e tem um impacto muito forte sobre a economia estadual”, avalia.
Sine Fácil
A lista de oportunidades pode ser acessada no aplicativo Sine Fácil, disponível para smartphones. Nele, o trabalhador poderá acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. O aplicativo permite ainda consultas a vagas de emprego, em qualquer horário, de qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento.
Atendimento
Desde o início da pandemia, respeitando as medidas de segurança e preservando a saúde de todos, as agências do Sine vêm atendendo de forma presencial sob agendamento, pelos telefones das unidades. As solicitações para o seguro-desemprego devem ser feitas por meio dos canais digitais do Governo Federal, no site servicos.mte.gov.br ou pela Carteira de Trabalho Digital.
Devido à demanda, o Sine disponibiliza, também, um e-mail exclusivo para solicitações, envio de documentos e solução de possíveis divergências na documentação do seguro-desemprego: seguro@sine.sc.gov.br. Os servidores de todas as agências estão focados no atendimento digital.