PORTONAVE VAI RECEBER O MAIOR NAVIO A OPERAR NA COSTA BRASILEIRA

15 de junho de 2020
Postado por: Alexandre

O canal de acesso ao complexo ficará interditado a partir das 12h30 desta terça-feira (16) para garantir a segurança da manobra

NAVIO “APL PARIS” de 347,40 metros de comprimento por 45,20 metros de largura (boca).

OBS: O NAVIO APL PARIS é o maior navio a navegar pela costa brasileira e realizará sua primeira escala no Brasil, sendo no Complexo Portuário de Itajaí. Sua capacidade é de transportar 10.798 TEUs (contêineres de 20 pés). Sua bandeira é de Singapura e pertence ao Armador CMA CGM. Esta embarcação estará vindo do Porto de Caucedo na República Dominicana, e atracará no berço 03 da Portonave.

Nesta terça-feira dia 16 de junho, o canal de acesso ao complexo ficará interditado a partir de 12h30. Assim que o navio “APL PARIS” entrar no canal de acesso, seguirá de “PROA” (frente da embarcação), para o berço 03 da Portonave e assim realizar sua devida atracação.

Já na quarta-feira, 17 de junho, o canal de acesso ao complexo portuário também ficará interditado para o início de manobra entre 12h (meio dia) e 14h, e para sua saída, fará então o GIRO com navegação a ré (POPA) na área da nova Bacia de Evolução.

Nesta nova etapa são aguardadas 12 manobras especiais, considerando 24 no total, pois tanto em entradas ou saídas das embarcações, são consideradas e nomeadas como manobras especiais para navios acima de 306 metros de comprimento.

Nesta nova etapa de manobras, esta é a sexta com GIRO na área da nova Bacia de Evolução, e ocorrerá no dia 17 de junho de 2020, com o início da manobra a partir de 12h (meio dia). O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 12h (meio dia) até 14h.

Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favoráveis para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante a entrada do navio na terça-feira (16), e durante a manobra na quarta-feira, 17, o canal de acesso ficará interditado nos dois dias por um período de até duas horas.

Todas as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas durante o fechamento do canal. Após encerrado as etapas de manobras, tanto na terça-feira quando o navio adentrar no canal, e também após o término de giro da manobra na quarta-feira, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que todas as manobras especiais nesta nova etapa com navios de até 350 metros de comprimento estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí sob a coordenação da Diretoria de Operações Logísticas (DILOG), Coordenação de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT), Coordenadoria Geral de Sistemas de Segurança Portuária (COSEG), Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Já em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de fechamento do canal de acesso na terça-feira dia 16 e quarta-feira dia 17 de junho, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores e seguranças da Guarda Portuária também estarão acompanhando o trajeto do navio em pelo menos duas ou três embarcações (lanchas), seguindo uma na frente (proa) e a outra atrás (popa), para dar total segurança até o momento da atracação ou desatracação. Também realizam o serviço de interrupção de travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes (vice-versa), enquanto o navio passar pelo ferry, liberando as travessias somente após a segunda lancha (proa ou popa) atravessar por último frente ao local das estações de ferry boat.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

Fonte: Secretário Geral de Comunicação Social da Superintendência do Porto de Itajaí.

Categoria: Logística
Publicidade