Prefeitura de Penha autoriza reabertura do Parque Beto Carrero World

9 de junho de 2020
Postado por: Alexandre

Os visitantes também terão que entrar por um túnel de desinfecção

O Gabinete de Crise – grupo que reúne Prefeitura, entidades empresariais, polícia, bombeiros e associações de Penha – optou por autorizar o pedido de reabertura do Parque Beto Carrero World, principal empreendimento turístico da cidade. Em reunião virtual do gabinete, liderada pelo prefeito Aquiles da Costa, o pedido de reabertura foi analisado nesta segunda-feira 8 de junho. Com isso, o parque deve voltar a funcionar a partir desta quinta-feira, 11 de junho, após três meses fechados devido à Pandemia da Covid-19.

O decreto municipal 3543/2020 foi ancorado na portaria 391 da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, a qual autoriza as atividades em praças, parques, locais de entretenimento e zoológicos no território catarinense desde que atendam vários requisitos de segurança sanitária. Em visita também nesta manhã de segunda-feira, dia 8, Aquiles, juntamente com os demais integrantes do Gabinete de Crise e Vigilância Sanitária, vistoriou as medidas tomadas pelo parque para prevenir contágio por Coronavírus, que vão desde ações para garantir o distanciamento social, até a higienização de todos os ambientes.

“O turismo é a principal fonte de renda da população de Penha, e o Beto Carrero World é a principal mola dessa indústria sem chaminés”, apontou o prefeito Aquiles da Costa. “São dezenas de famílias que dependem diretamente e centenas que dependem indiretamente do parque para o seu sustento. Então, ao mesmo tempo em que estamos preocupados em garantir a saúde das pessoas e tomar todas as precauções para evitar o contágio por Coronavírus, também há a questão econômica, pois as pessoas precisam se sustentar, alimentar suas famílias e pagar suas contas”, explicou.

“Ouvimos vários setores da sociedade e em consulta a secretaria de saúde e vigilância sanitária, decidimos seguir a portaria do governo do estado, onde permite a reabertura dos parques desde que seguidos os protocolos sanitários. Visitamos o parque e vimos a preocupação do Beto Carrero World em garantir também a segurança do seu público, atendendo a todas as normas apontadas pela secretaria de saúde estadual. Então não haveria argumento para o município ir contra algo que o governo do estado já autorizou”, justificou.

 

Público 50% menor

Uma das medidas de segurança da reabertura do Beto Carrero World será a redução em 50% na quantidade máxima de público, além de permitir apenas visitantes dos estados do sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), que têm números menores de contágio por Covid-19 em relação ao resto do país, além de necessitar menos de transporte coletivo (como avião).

Outras medidas de distanciamento social são a maior distância entre mesas e cadeiras em todos ambientes, interdição de todos os brinquedos em locais fechados, e nos pontos onde há geração de filas, a distância permitida é de 1,5 metros, que será marcada e organizada pelos funcionários do parque. Também para reduzir as filas, o parque está criando o aplicativo “Fila Virtual do Beto Carrero”, onde o cliente poderá agendar até 3 atrações, garantindo seu lugar sem ter de pegar pessoalmente essas filas.

A equipe do gabinete de crise pôde constatar que todo o ambiente do parque será diariamente higienizado, através de escovação até das ruas, e uso de produtos como hipoclorito de sódio a 0,5% e peróxido de hidrogênio, atendendo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os corrimãos, superfícies que são tocadas com frequência, assim como demais pontos de contato, também serão limpos regularmente. Os brinquedos terão desinfecção após cada volta.

Os visitantes também terão que entrar por um túnel de desinfecção, com pulverização de ozônio, que protege as pessoas de contaminação e proliferação de qualquer vírus. O uso de máscaras será obrigatório e será feita a distribuição gratuita de máscaras personalizadas. Os funcionários, além da máscara, também utilizarão luvas. Todos os visitantes também terão sua temperatura conferida antes de entrar. Quem estiver com a temperatura acima de 37,8ºC não poderá entrar, mesmo que seja sintoma atribuído a gripe.

Além da disponibilização de álcool gel e água e sabão nos sanitários, o parque instalou mais 20 pias compactas em vários ambientes, e o serviço de alto-falante sempre lembrará os visitantes de higienizarem as mãos com frequência. O Beto Carrero World também afastou todos os funcionários do grupo de risco e está monitorando seus funcionários para que sejam imediatamente afastados em caso de sintomas de gripe.

 

Vigilância nos hotéis

 

A Vigilância Sanitária de Penha manterá a fiscalização permanente do Beto Carrero World, e também vai visitar hotéis, pousadas e restaurantes para assegurar que estes estejam cumprindo as determinações do Governo do Estado e o decreto municipal 3543/2020 em relação a distanciamento, higienização dos ambientes e material protetivo aos funcionários e visitantes.

“Nesse sentido, contamos com a parceria dos estabelecimentos, pois a saúde das pessoas agora é responsabilidade de toda a sociedade. Cada um deve fazer sua parte, observando a higienização e procedimentos de distanciamento. Se todo mundo colaborar, a abertura do parque Beto Carrero World não representará perigo para a cidade, que depende do turismo para sobreviver”, comentou o secretário de Saúde de Penha, Sérgio de Mello.

Categoria: Turismo
Publicidade