Obras de urbanização da Beira Mar em Balneário Piçarras devem começar esse mês

12 de março de 2020
Postado por: Alexandre

...

A Prefeitura de Balneário Piçarras homologou o resultado do processo licitatório para a abertura e urbanização da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar), no trecho norte. A empresa CR Artefatos de Cimento venceu a licitação, que aconteceu na modalidade de concorrência, por um valor global de R$ 6.339.099,10. A expectativa do Governo é iniciar as obras ainda este mês.

A licitação foi homologada no dia 6. Agora, a Prefeitura finaliza a ordem de serviço para formalizar o início dos trabalhos. Para esta etapa, os recursos serão provenientes de financiamento já aprovado junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com contrapartida do município, através do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra). A extensão da obra é de aproximadamente 1,7 quilômetro, indo até a descida da Rua 3750.

A obra prevê a pavimentação e urbanização do sistema viário em paver, vias de uso específicas para pedestres e ciclistas com ciclofaixa, passeios com acessibilidade em ambos os lados, sendo do lado oeste com paver e do lado leste em deck de madeira com mobiliário urbano, passarelas, nova iluminação com fiação subterrânea, drenagem pluvial com sistema de canaletas com grelhas de concreto e bolsões de estacionamento.

Culminando com o fim da alta temporada de verão, a obra pode iniciar ainda neste mês. “O projeto possui todas as licenças necessárias e faremos um esforço maior para que a obra inicie em março, quando o período de alta temporada se encerra”, explicou o prefeito Leonel Martins. A extensão da obra é de aproximadamente 1,7 quilômetros, indo até a descida da Rua 3750.

O investimento vem praticamente junto com outros que estão em processo licitatório – Reurbanização da Avenida Getúlio Vargas e a nova ponte de divisa sob o Rio Piçarras. “Nossa cidade hoje cresce em ritmo acelerado e sabemos da necessidade de investimentos na área da infraestrutura urbana. Estamos há muito tempo articulando a viabilidade dessas obras”, finalizou o chefe do Poder Executivo Municipal.

MAIS DETALHES DA OBRA

Em detalhes, a obra compreende uma largura total de treze metros, sendo 4 metros de passeio lado oeste, 3,5 metros de pista, 2,5 metros de ciclofaixa e 3 metros de passeio em deck do lado leste. Ao todo, o projeto traz em torno de 40 acessos à praia e 20 passarelas. “O prolongamento da beira-mar vem a fortalecer essa nova fase de desenvolvimento de Balneário Piçarras, ampliando o acesso ao nosso principal ponto turístico e oferecendo mais lazer e segurança para quem mora e visita nossa cidade”, analisou o prefeito Leonel Martins (PSDB).

A Prefeitura pontuou já possuir todas as licenças necessárias para iniciar a obra. Em um dos estudos, finalizados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), de toda a área compreendida pelo projeto, 58,48% possui área livre de vegetação nativa, ou seja, já são estradas, trilhas ou calçadas. O restante é dividido em espécies nativa (5,38%), vegetação herbácea (35,68%) e vegetação exótica (0,46%). Como medida compensatória, para atendimento a legislação ambiental, em especial a Lei Mata Atlântica, será feita a Reposição Florestal e Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

O trecho de supressão de vegetação é de 18.612 m² e a área de recuperação de restinga chega a 89.910 m². “O trecho de recuperação de restinga previsto na licença ambiental é muito superior a degradação. Este será o maior projeto de recuperação de restinga da nossa cidade, sendo incorporado as ações já desenvolvidas pela Fundema no Programa Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida.”, frisou o presidente da Fundema, Marcos Zaleski. A Fundação prevê ainda programas e ações de educação ambiental.

A infraestrutura pública a ser construída no local também vai delimitar a faixa de restinga, mantendo-a entre 30 a 40 metros de extensão em direção à praia.

Categoria: Infraestrutura
Publicidade