Empresários e representantes do Estado dialogam sobre desburocratização

5 de março de 2020
Postado por: Alexandre

...

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, acompanhado da sua equipe técnica, esteve na região do Vale do Itajaí, nesta terça-feira, 03, para um diálogo com o setor empresarial da região, onde, na oportunidade, pode levar as ações do estado para promover o crescimento econômico da região. O encontro foi uma iniciativa da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN), Entidade filiada à Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. “É uma satisfação ouvir a classe empresarial de Navegantes, na Associação que é um lugar onde eu me sinto em casa, já que participei por muito tempo do Núcleo Jovem Empreendedor de Santa Catarina. Tivemos a oportunidade de aproximar, cada vez mais, o Governo da sociedade levando as ações que fomentamos e que tem o objetivo de fazer com que o empreendedor olhe para Santa Catarina como um estado diferenciado”, destacou Lucas Esmeraldino.

Associados, diretores da entidade e autoridades municipais, também puderam ouvir da diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, os avanços do programa SC Bem Mais Simples que vem para contribuir na desburocratização do serviços e tornar a máquina pública mais leve e simples para o cidadão. “Um dos programas desenvolvidos pela Secretaria é o SC Bem Mais Simples. Tivemos a oportunidade de trazer para Navegantes, as ações que estamos trabalhando no cenário nacional, principalmente a resolução que libera 597 atividades. Navegantes já tem a lei aprovada e depende agora só da adaptação do sistema deles com o da Junta Comercial para que em pouco tempo possamos aqui, abrir as empresas de forma automatizada e em até cinco dias”, destacou a diretora de Empreendedorismo e Competitividade.

O secretário de Desenvolvimento de Blumenau, Móris Kohl, destacou a importância da aproximação do Estado, junto as empresários por meio da entidade. “Acho fundamental essa participação do Secretário representando o Estado. Temos um elo importante que é a associação empresarial, e através de um movimento trazer o estado, as prefeituras e trazer o empresário, que favorece o diálogo permanente para ver o que pode ser melhorado e dos avanços conquistados. O fato do Estado ouvir as demandas do empresário, através da entidade, é fundamental”.

Para o presidente da ACIN, Liba Fronza, a interação do Secretário de Estado é fundamental. “O encontro foi muito positivo, no sentido que nos trouxe muitas informações importantes e a forma como o Governo está atuando, sentíamos positivamente um avanço do desenvolvimento de Santa Catarina, mas não entendíamos como estava acontecendo. Esta vinda veio trazer muitos esclarecimentos e essa aproximação possibilitou também conversar sobre as demandas do nosso município”, disse.

O secretário que tem visitado várias cidades e entidades representativas com o intuito de ouvir as demandas e de aproximar o Governo dos municípios e setor empresarial. Outros programas como o Juro Zero, que oportuniza um crédito de até R$ 3 mil ao Microempreendedor Individual, tem sido tema das palestras pelo Estado.

Categoria: Infraestrutura
Publicidade