Fundema libera reconstrução da ponte entre Baln. Piçarras e Penha

2 de outubro de 2019 - Atualizado em: 3 de outubro de 2019
Postado por: Alexandre

A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Balneário Piçarras liberou a reconstrução da ponte sobre o Rio Piçarras, que faz a ligação com Penha. A licença prevê medidas para execução da obra, como a separação e destinação de resíduos sólidos, controle de poluição atmosférica e ruídos, garantia da navegação de embarcações com sinalização e segurança, […]

A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Balneário Piçarras liberou a reconstrução da ponte sobre o Rio Piçarras, que faz a ligação com Penha. A licença prevê medidas para execução da obra, como a separação e destinação de resíduos sólidos, controle de poluição atmosférica e ruídos, garantia da navegação de embarcações com sinalização e segurança, aplicar mecanismo para evitar a queda de fragmentos no curso hídrico e a realização de um plano de comunicação social para orientação da população.

“Todas as medidas adotadas durante a execução da obra são importantes para mitigar qualquer tipo de dano ambiental. Durante todo o processo de reconstrução da ponte, a Fundema fará a fiscalização, garantindo que todas as medidas adotadas pela empresa licitada para a execução estejam de acordo com as declaradas no licenciamento ambiental”, afirma o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Com a licença ambiental concedida, o município agora aguarda a aprovação final de apenas dois órgãos para iniciar a implantação da nova ponte. “Os documentos já foram todos encaminhados a Capitania dos Portos e ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Estamos aguardado a aprovação para começarmos o processo de licitação para a execução da obra”, explica a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

O projeto da ponte, entregue em abril deste ano, possui um viés turístico e traz uma estrutura mais larga, contemplando ainda área protegida para pedestres e ciclofaixa. O projeto foi subsidiado por empresários da região através das CDL’s de Balneário Piçarras e Penha.

“A obra da ponte é um compromisso do nosso governo com a sociedade. A ponte hoje é um impeditivo para o desenvolvimento do turismo náutico, que é essencial para o crescimento da nossa economia. Estamos perdendo turistas de grande poder aquisitivo”, analisou o Prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins.

Para o empresário Joine Victorino, a obra irá alavancar ainda mais o crescimento da cidade “É essencial para o desenvolvimento econômico. Vai agregar para o comércio, construção civil e todo a rede de serviços turísticos da cidade, além de trazer uma qualidade de turismo diferenciada, no qual também será usufruída da nossa mão de obra local”, frisa.

A estimativa de custo com a ampliação da ponte é de R$ 4.047.900,50. A nova estrutura contará com 58,8 metros de comprimentos, 5,48 metros de altura e um vão livre de 28 metros, que permitirá a navegação de barcos com até 60 pés.

Para a Presidente da Colônia de Pescadores de Balneário Piçarras, Adriana Ana F. Linhares, a nova ponte potencializará a pesca artesanal no município. “Os pescadores enfrentam muitas dificuldades no entrada e saída do mar. Muitos acabam não investindo em embarcações maiores porque, principalmente em períodos de cheia, não conseguem passar pela ponte”, conta.

Categoria: Especial, Infraestrutura
Publicidade