Festas de Outubro celebram a cultura dos imigrantes em Santa Catarina

2 de outubro de 2019
Postado por: Alexandre

Em outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil.

Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.

“As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, define a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico.

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, começa no dia 9 de outubro e vai até o dia 27. A celebração da cultura alemã teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a  festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.

O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.

O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne neste ano 10 festejos culturais consolidados, em diferentes regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina, com início no dia 5. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó.

Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, Meio-Oeste, ocorre  a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.

Os festejos atraem públicos de diferentes gerações reunindo toda a família. São jovens, adultos, crianças e idosos que se divertem com as músicas, as danças, os pratos típicos e as tradições dos antepassados que migraram para as terras catarinenses. A Santur programou abaixo um roteiro para que os moradores e turistas possam conhecer e se organizar para curtir ao máximo o circuito da Festas de Outubro de 2019 em Santa Catarina:

86ª Tirolerfest – Treze Tílias (10 a 13/10/2019)

Site: https://www.tirolerfest.com.br/site/

Em 2019 a população vai comemorar os 86 anos da imigração austríaca na cidade. Durante os dias do evento, a cidade celebrará a cultura do país europeu por meio da música, gastronomia, desfiles, dança e muito chope. A festa também contará com exposição e venda de artesanatos, produtos locais e esculturas. O evento é realizado no Parque de Exposições Johann Otto Küng.

41ª Oktoberfest – Itapiranga (5 e 20 e 10 a 13/10/2019)

Site: https://turismo.itapiranga.sc.gov.br/eventos/detalhes/codItem/68655

Uma das maiores festas germânicas de Santa Catarina será realizada dias 5 e 20 de outubro na Linha Presidente Becker, o Berço Nacional da Oktoberfest, e entre 10 e 13 de outubro, em Itapiranga. A programação que, tradicionalmente busca evidenciar a cultura germânica, apresentará o tradicional desfile de carros alegóricos, mostrando a cultura dos pioneiros ainda preservada, a evolução histórica da comunidade de Linha Presidente Becker e do município de Itapiranga.


Foto: Divulgação / Oktoberfest Itapiranga

Também haverá apresentação de grupos folclóricos com danças típicas, concurso de tiro ao alvo, bandinhas de músicas típicas, shows do Clube de Patinação, entre outras atrações. Na festa são servidos variados pratos alemães como Eisbein (joelho de suíno); Sauerkrat (chucrute); Spritz Wurst (linguiça) e no café alemão: Frankfurter Kranz; Sahne-Quarktorte (torta de requeijão) Nusstorte (torta de amendoin); Obstkuchen (cucas de frutas); Buttercremetorte (torta de manteiga) e Käse Kuchen (cuca de requeijão).

36ª Oktoberfest – Blumenau (9 a 27/10/2019)

Site: http://oktoberfestblumenau.com.br/

A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo, ficando atrás apenas da de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. A versão brasileira tem mais de 450 horas de música, recebendo turistas de todo o país e do exterior. Há apresentações de bandas típicas, algumas vindas especialmente da Alemanha. Ela ocorre na Vila Germânica, o Parque da Oktoberfest.


Foto: Divulgação / Oktoberfest Blumenau

Nos sete desfiles programados para acontecer na Rua XV de Novembro, uma das principais da cidade, o espetáculo fica por conta do Bierwagen (carro da cerveja) distribuindo chope pelas ruas; da realeza da festa, formada pela rainha e duas princesas, da música das bandinhas típicas em cada esquina.

34ª Fenarreco – Brusque (10 a 20/10/2019)

Site: https://fenarreco.tur.br/

Os moradores de Brusque criaram a Fenarreco em 1986, festa que tem como atrativo principal um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o “Ente mit Rotkohl”, traduzindo, marreco recheado com repolho roxo. A iguaria é degustada com purê de batatas, chucrute, molhos fortes e um bom caneco de chope. Também há outras opções de pratos tradicionais da Alemanha.

São feitas brincadeiras tradicionais, como o chope em metro, corrida do tamanco, serra-serrador e corrida do saco.


33ª Marejada – Itajaí (8 a 20/10/2019)

Site: https://itajai.sc.gov.br/noticias/29/marejada

A Marejada reforça a identidade peixeira com destaque para a gastronomia típica do litoral catarinense. Com mais de 100 atrações musicais da região, a festa chega à 33ª edição repleta de novidades. A aposta na sustentabilidade é outro diferencial com a redução do consumo de plásticos e ações de conscientização.

As atrações musicais buscam valorizar os talentos locais. No repertório estão opções para todos os gostos, como pop, rock, samba, hip hop, sertanejo, choro, forró, pagode, reggae, jazz, música brasileira e os tradicionais fados portugueses.

Durante 12 dias de programação gratuita, o público poderá curtir mais de 40 opções gastronômicas preparadas por 10 restaurantes. Neste ano, a Marejada também abre espaço para as cervejarias artesanais de Itajaí.


29ª Festa do Imigrante – Timbó (4 a 6 e 10 a 13/10/2019)

Site: https://festadoimigrante.com.br/

A Festa do Imigrante teve início nas comemorações do aniversário de colonização do município de Timbó, fundado em 12 de outubro de 1869 e, a partir daí, o festejo vem preservando e resgatando as tradições dos colonizadores locais. No evento, há bailes, danças folclóricas, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além da gastronomia típica alemã, italiana e brasileira. Diversificadas são as bandas, shows e gastronomia que animam as noites no Pavilhão de Eventos “Henry Paul” e no Pavilhão Cultural.


26ª Festa do Produto Colonial – São Martinho (25 a 27/10/2019)

Site: http://turismo.sc.gov.br/evento/26a-festa-do-produto-colonial/

A Festa do Produto Colonial é realizada no Parque do Produto Colonial de São Martinho e tem o objetivo de preservar e cultivar a tradição alemã, promovendo a integração entre todas as comunidades e principalmente a divulgação do município e dos produtos coloniais dos agricultores.


24ª Kerbfest – Cunha Porã (11 a 13/10/2019)

Site: http://www.kerbcunhapora.com.br

Seis bandas típicas de todo o Estado estarão presentes na 24ª edição da Kerbfest, que conta ainda com desfiles culturais e atrações para a terceira idade.

9ª Heimatfest – Forquilhinha (10 a 13/10/2019)

Site: http://turismo.sc.gov.br/evento/ix-heimatfest/

Conhecida como a “cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina”, Forquilhinha deu início a Heimatfest para que as tradições culturais, a gastronomia e o acervo histórico dos colonizadores responsáveis pela formação do município fossem valorizados e preservados. Como os alemães foram os pioneiros, a festa ganhou esse título alemão, mas a tradição de diferentes povos é celebrada na Heimatfest, que significa Festa das Origens.

Realizada a cada dois anos, a festa incorpora o sentido étnico e festivo, para mostrar a turistas e visitantes suas etnias, seus costumes, gastronomia típica, com muito chope e várias atrações, entre elas desfiles histórico-culturais, apresentações e festivais folclóricos, apresentações artísticas e musicais. Além de atrações locais e regionais também haverá nesta edição três shows nacionais: Nenhum de Nós, Marcos e Belutti e Maiara e Maraisa.

5ª Bierville – Joinville (11 a 13/10/2019)

Site: http://turismo.sc.gov.br/evento/26a-festa-do-produto-colonial/

Inspirada na boa cerveja e na cultura germânica, a Bierville, de Joinville, chega à sua quinta edição. A festa reúne mais de 120 rótulos de cerveja artesanal e acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Expoville. O evento oferece apresentações folclóricas, bandas, expositores de cerveja, gastronomia e espaço para as crianças. Uma novidade desta edição é a utilização do copo retornável, para o consumo das bebidas.

Categoria: Cultura, Eventos
Publicidade