Navegantes comemorou 57 anos com entrega de obras e programação para todos os públicos

28 de agosto de 2019
Postado por: Alexandre

Para marcar esta data toda especial o Poder Público Municipal preparou ao longo do mês uma programação recheada de atrações

A cidade de Navegantes comemorou na segunda-feira, dia 26 de agosto, seus 57 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar esta data toda especial o Poder Público Municipal preparou ao longo do mês uma programação recheada de atrações, com entrega de obras, promoção de eventos esportivos e culturais, festival de música, além de shows nacionais para todos os públicos.

Todos os shows estiveram lotados e foram motivos de elogios por parte do público presente. Outro ponto positivo da festa foi a questão da estrutura montada e da segurança, já que mesmo com a presença de milhares de pessoas não foi registrada nenhuma briga ou algum incidente que incomodasse ou colocasse em risco os participantes.

Shows e eventos

A maior concentração de público aconteceu na Praça da Praia Central, localizada na Avenida Beira-mar, com os shows gratuitos da Banda Dazaranha, no dia 23, da cantora gospel Bruna Karla, dia 24 e do cantor do Alexandre Pires, no dia 25, que registrou um público de mais de 30 mil pessoas.

Já na segunda-feira (dia 26), feriado municipal em Navegantes, aconteceu o corte e distribuição do bolo de aniversário, com uma programação voltada para a família e ao público infantil. A garotada lotou a Praça Central da Praia e agitou do começo ao fim com a turma da Patrulha Canina, Lol e Baby Shark.

 

Virada Cultural e Dazaranha

A Virada Cultural, promovida pela Fundação Municipal de Cultura de Navegantes chegou a sua 6ª edição este ano. A programação, que iniciou às 08 horas da manhã de sexta-feira e seguiu até o início da madruga de sábado, contou com diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo em diferentes pontos da cidade, como escolas e praças. Já a noite, na estrutura montada na Praça da Praia Central, aconteceram as apresentações musicais com bandas locais. E o show nacional com a Dazaranha, encerramento em grande estilo a Virada Cultural de Navegantes.

 

Marcha para Jesus e show com Bruna Karla

As manifestações culturais e religiosas em Navegantes são bastante variadas e harmoniosas. Tradicionalmente no mês de agosto no município acontece a Marcha para Jesus, promovida pelo COPAN – Conselho de Pastores de Navegantes em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo. O evento, que teve como concentração e ponto de partida a praça em frente a Portonave, reuniu centenas de pessoas, de diversas denominações religiosas, que seguiram em direção à Praça da Praia Central.

Uma multidão acompanhou os louvores e o show nacional da cantora gospel Bruna Karla, que agradou em cheio o público presente.

 

 

“Baile do Nego Véio” Alexandre Pires

Uma das grandes atrações da programação de Aniversário dos 57 anos de Navegantes subiu ao palco no domingo, dia 25, véspera do feriado municipal. O pagodeiro Alexandre Pires apresentou durante três horas o show “Baile do Nego Véio” e fez todo mundo cantar e dançar ao som dos grandes sucessos que marcaram sua carreira.

De acordo com a organização, cerca de 30 mil pessoas acompanharam o show o do “nego veio”, lotando a arena do show, parte da avenida Beira-mar e praças em volta do palco.

 

Corte do Bolo e apresentações infantis

A programação do dia 26 de agosto, dia em que o município de Navegantes comemorou seus 57 anos de emancipação político-administrativa também foi bastante movimentada. A programação começou cedo, com missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, às 08 horas e logo em seguida, às 10 horas, Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores homenageando os ex-prefeitos e emancipadores.

Já na parte da tarde, na Praça da Praia Central, aconteceu a entrega da medalha do Mérito Athanásio Joaquim Rodrigues homenageando a professora Rosemarie Moreno Coelho, primeira professora efetiva do município.

Um dos pontos altos da festa foi o corte e distribuição do bolo de aniversário. Foram distribuídos três mil pedaços de bolo para o público presente. Já a garotada se encantou e se divertiu muito com as apresentações da Turma da Patrulha Canina, Lol e Baby Shark.

 

Festival de Música

Ainda na noite do dia 26, só que no CIC – Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller, no Centro, o público pode conferir a abertura do Festival de Música Embarque no Som, com apresentações gratuitas de músicos renomados. O Festival de Música segue até o dia 29 de agosto (quinta-feira), com oficinas, workshop e apresentações musicais.

Entrega de obras de Infraestrutura

Além das atrações artísticas e culturais, a Festa do Município contou com a entrega de inúmeras obras. Foram entregues 11 obras de pavimentação e drenagem de ruas, entre elas: Rua Santos Maccarini e Rua Regina Milanez Maccarini, no bairro Machados; Rua Otávio Joaquim Emílio, no bairro São Pedro, Rua Perciliana Rodrigues Gaya, Rua Manoel Cândido Couto, Rua Manoel Santos Gaya, Rua Florzinha Rocha Couto e Rua Arnaldo Passos, no centro; Rua Geraldo José de Borba na Meia Praia e no Gravatá a Rua Jorge Agenor da Luz e Rua Walmor Hostermann, bem como a iluminação da Avenida Beira-mar, no trecho entre a Praça da Praia de Gravatá até a divisa com o município de Penha.

Entrega de obras na Educação

A administração municipal também vem investindo pesado na área da Educação e aproveitou as comemorações do aniversário da cidade para realizar a entrega à comunidade de Porto Escalvado do Centro Municipal de Educação Infantil Professor José dos Passos Lemos e ainda para o início do mês de setembro estão previstas a inauguração da quadra Poliesportiva da Escola Municipal Professora rosa maria Xavier de Araújo, no bairro Meia Praia (dia 04/09) e a inauguração da Escola Municipal Professora Leonora Schimitz, em Gravatá (dia 04/09).

Saúde

Agosto teve também a entrega de um Micro-ônibus com acessibilidade para atender os pacientes que realizam Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e no próximo dia 28 de agosto, às 18 horas, acontece a inauguração da nova sede do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA).

Esportes

No mês de agosto, na área esportiva aconteceu a abertura do Campeonato Municipal de Bocha; entrega da reforma do Ginásio Municipal Prefeito Domingos Angelino Régis, no Centro, abertura e realização dos 40° JEN – Jogos Escolares de Navegantes; abertura do Campeonato Municipal de Futsal; Festival de Futsal (sub 7/ 9/ 11 e 13 anos) e ainda, para o dia 10 de setembro está prevista a entrega da reforma do Ginásio de Esportes Solano Mondini, no bairro Machados.

Assistência Social

Ao longo do mês de agosto foram realizadas diversas ações na área da Assistência Social, como a entrega de um Micro-ônibus com acessibilidade para atender a Apae de Navegantes; o evento A’ Gosto da Mulher; Baile de Escolha da Rainha da Melhor Idade; Casamento Coletivo Comunitário reunindo 28 casais;

Ainda tem pela frente o 2° Seminário Acessuas e o Mundo do Trabalho de Navegantes, que acontece no dia 29 de agosto, às 14 horas, no Sinergia e a 2ª Feira de Empregabilidade, no CIC. Já no dia 30, às 18h30, acontece a inauguração do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na Meia Praia, próximo ao Aeroporto.

Eventos Culturais

Diversos eventos culturais também foram realizados neste mês de aniversário, como o projeto “Caminhos que descrevem Navegantes”; Espetáculo teatral Vida Seca; Espetáculo Teatral Fuxiquinhos; Titulação dos mestres da Cultura Popular de Navegantes; Virada Cultural; Entrega da Medalha do Mérito Athanásio Joaquim Rodrigues e a 9ª edição do Festival de Música Embarque no Som, através do Fundo Municipal de Cultura.

Já no mês de setembro, no dia 07, acontece o Desfile Cívico com a participação das escolas e entidades do município e no dia 08 a 30ª Festa Municipal da Polenta, no bairro Pedreiras.

Fonte: Secom PMN

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Categoria: Variedades
Publicidade