Itajaí – Inscrições para o alistamento militar seguem até junho

5 de abril de 2019
Postado por: Alexandre

O alistamento é obrigatório para pessoas do sexo masculino e deve ser realizado pela internet

Continuam abertas as inscrições para o alistamento militar obrigatório 2019. Como em todos os anos, a Junta de Serviço Militar de Itajaí convoca os jovens que completam 18 anos ou àqueles que já completaram a maioridade, para se alistarem. O alistamento é obrigatório para pessoas do sexo masculino e deve ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br. O cadastro segue até 28 de junho.

Desde 2016 o processo de alistamento militar é totalmente online. Ao preencher as informações pessoais é necessário informar o número do RG e do CPF. O jovem também deve cadastrar um e-mail para receber informações posteriores do Exército Brasileiro.
Ao término do cadastro, o jovem recebe um número de protocolo com o qual poderá acompanhar o processo no site a partir de 15 julho. É também pela internet que o candidato será informado se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado.

Não tem CPF?

Quem não possuir CPF, deve levar a identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência atual à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser realizado em uma repartição consular.
Caso o jovem perca o prazo do alistamento, deverá procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Quem estiver irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargos públicos, emitir passaporte e matricular-se em instituições de ensino.

Pedido de dispensa

É possível realizar o pedido de dispensa em situações específicas como ser o único responsável pelo sustento da família ou ter necessidades especiais. O solicitante deve ir até a Junta Militar para pedir a isenção do serviço, munidos de documentos de comprovação.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, basta procurar a Junta Militar que atende na rua Alberto Werner, 44, anexo ao Ginásio de Esportes Gabriel Collares, na Vila Operária. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Categoria: Variedades
Publicidade