27 de fevereiro de 2019
Postado por: Alexandre
Redução de custos e controle efetivo da frota e passageiros, otimizando o serviço público, são os dois principais fatores que determinaram a contratação, por parte da Prefeitura de Balneário Camboriú, dos serviços de rastreamento, monitoramento e controle de acesso aos veículos oficiais.
Nessa primeira fase, a licitação foi feita para rastrear 60 carros oficiais, de passeio e utilitários, que trabalham diretamente ligados às secretarias de Administração, Planejamento, Saúde, Obras, Educação, Fazenda e Jurídico.
A contratação da Plataforma Integrada para Gestão de Frota com rastreamento, monitoramento e controle de acesso, visa eficiência, facilitando o controle das atividades ligadas à administração pública, otimizando os serviços e trazendo como saldo redução de custos, com o maior controle dos gastos, do efetivo da frota e dos passageiros. “Com a instalação dos equipamentos passamos a ter um mapeamento preciso de todas as rotas feitas, do tempo gasto e do funcionário que a utilizou. E isso vai ao encontro de algumas das principais metas do governo que é a otimização e a economicidade no serviço público”, reforça a secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes.
A empresa responsável pelo serviço, vencedora da licitação por pregão, é a Htp Solution Informática e Sistemas S/A, de Belo Horizonte (MG), que assinou contrato, por um ano, no valor de R$ 190 mil.
Características técnicas
A plataforma de Gestão de Frotas iTransport é composta por módulo de gestão e Monitoramento, equipamentos para rastreamento, monitoramento e controle de acesso disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, capazes de atender às demandas da Prefeitura Municipal.
A solução utiliza tecnologias de geoprocessamento, navegação por GPS, rastreamento e controle de acesso embarcado, além de sistemas de gestão, que permite planejar, controlar, auditar e manter os serviços de logística e transporte da Prefeitura Municipal; auxiliando motoristas e passageiros na navegação, ponto a ponto, com a definição de rotas, acompanhando veículos em tempo real de acordo com funções e serviços preestabelecidos.
A plataforma integrada permite, de maneira simples e dinâmica, gerir todo o seu serviço de transporte de pessoas, equipamentos e cargas. Com ela, é possível prever e reduzir deslocamentos, maximizar o uso da sua frota e reduzir gastos com combustível, pneus, manutenção e emissão de poluentes. Esse sistema tende a trazer uma economia na despesa de transporte de pessoal e logística, além da otimização de serviços, criando um diferencial nas questões de mobilidade corporativa.
O Sistema de Gestão de frotas será destinado ao gerenciamento dos serviços de transporte de maneira ampla, incluindo recursos computadorizados via web para gestão de frotas. Através da plataforma será possível monitorar os veículos em tempo real, consultar informações sobre manutenção e controle de combustível além de contar com avançada tecnologia de telemetria.
Ainda serão utilizados equipamentos (tablet com GPS, 3G e RFID) e software para controle de acesso aos veículos utilizando leitoras de RFID (Radio Frequency Identification), identificando os funcionários e terceirizados pelo reconhecimento do mesmo cartão utilizado para acesso às dependências da Prefeitura Municipal. Possui funcionalidades para monitoramento e rastreamento em tempo real utilizando GPS, comunicação 3G e/ou WiFi e geração de relatórios para otimização dos recursos de transporte.
Para melhorar a gestão e o controle da frota, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) começa a integrar um sistema de monitoramento em seus veículos. A implantação já está em andamento e o monitoramento com o uso de rastreadores em fase de testes. Nas próximas semanas, a população poderá acompanhar o percurso de toda a frota, por meio de um link no site da Emasa.
De acordo com o gerente de Apoio Administrativo da Emasa, Luís Henrique G. Cardoso, um login e uma senha serão disponibilizados no site e quem tiver interesse, poderá acompanhar a localização e percurso dos carros, como uma forma da população também poder fiscalizar. “A implantação desse monitoramento faz parte de uma gestão que prioriza a transparência com o uso do recurso público e a prestação de serviços em prol da comunidade”, explica Luís Henrique.
Atualmente, a Emasa possui 11 veículos e outros três estão em processo de renovação da frota. Os rastreadores já foram instalados nos carros da Emasa, e o próximo passo é cadastrar todos os motoristas e funcionários habilitados através da portaria, com um termo de compromisso para dirigir. Dúvidas e informações pelo 0800 643 6272 ou no Whatsapp Comercial (47) 3261-0000.