Instituto Renova Navegantes vai contratar estudo técnico e projeto para recuperação da Praia do Gravatá

17 de novembro de 2018 - Atualizado em: 6 de dezembro de 2018
Postado por: Alexandre

...

Em reunião com a comunidade do Gravatá, realizada na noite da última quinta-feira (15/11), o presidente do Instituto Renova Navegantes, Rinaldo Luiz de Araújo, anunciou oficialmente que o órgão, criado recentemente, através da iniciativa de empresários ligados a Associação Empresarial de Navegantes (Acin), vai contratar a empresa Aster Engenharia para realizar o estudo técnico e projeto para a recuperação e “engordamento” da Praia do Gravatá.

De acordo com o presidente, outras nove empresas apresentaram propostas para a realização do estudo, mas o modelo proposto pela Aster Engenharia foi o mais completo e será contratado por de R$ 870 mil. “Após entrevistarmos vasto número de empresas e entidades especializadas no assunto, resolvemos que para abreviarmos tempo, evitando a necessidade de licitações e obtenção de recursos para este fim, a iniciativa privada faria a doação dos estudos e projetos para o município. Esses recursos serão captados pela iniciativa privada através de doações de empresas e pessoas físicas. Já a execução da obra, por envolver valores ainda desconhecidos, mas certamente altos, iremos buscar através de políticas públicas ou financiamento público”, informou.

Na ocasião, a comunidade do bairro acompanhou também uma apresentação feita pelo sócio diretor da Aster Engenharia, engenheiro Rodrigo Barletta. Ele mostrou os modelos de recuperação que podem vir a ser aplicados na praia do Gravatá e que serão definidos com o estudo técnico, que será realizado em aproximadamente seis meses. Segundo Rodrigo, após a realização do estudo e a elaboração do projeto, serão solicitadas as licenças ambientais necessárias para a realização da obra. “Um dos complicadores em todo esse processo será a localização de jazida de areia em alto mar, com granulometria compatível com a areia natural da Praia do Gravatá. Essa será uma etapa de maior preocupação”, destacou.

Todas as dúvidas da comunidade foram esclarecidas no encontro, que teve também a participação de vereadores, secretários municipais, representantes da CDL, Rotary, Lions, Sinduscon, Observatório Social de Navegantes, OAB e do prefeito do município, Emílio Vieira. A iniciativa foi aplaudida pelas pessoas presentes, numa demonstração de confiabilidade e vontade de ver a Praia do Gravatá completamente recuperada e cheia de turistas, veranistas e moradores da cidade.

“Muito satisfeito com a participação da comunidade do Gravatá. Mostraram interesse e respeito pelo trabalho de nove meses, desse grupo de abnegados, focados na solução da recuperação da praia. Saímos mais fortes e mais convencidos da importância em continuar trabalhando forte nesta causa”, finalizou Rinaldo.

Texto e fotos: (Alexandre Batista / Acin).

 

Categoria: Infraestrutura, Turismo
Publicidade