Penha – Prefeitura financia compra de munição e dispositivos não letais “sparks” para uso da PM

3 de setembro de 2018
Postado por: Alexandre

O material foi adquirido através dos recursos arrecadados do convênio de trânsito que a Prefeitura Municipal de Penha tem com a Polícia Militar.

Na última sexta-feira, 31, o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e o comandante da Polícia Militar de Penha, Capitão Carlos Alberto Mafra Júnior, receberam oficialmente as caixas contendo duas armas do tipo Spark, além de 500 balas calibre 556 para treinamento com fuzil.

O material foi adquirido através dos recursos arrecadados do convênio de trânsito que a Prefeitura Municipal de Penha tem com a Polícia Militar. “Todos os recursos arrecadados provenientes das aplicações das leis de trânsito pretendemos investir na melhoria da segurança da cidade”, adiantou o prefeito Aquiles. “É nossa forma de apoiar o valoroso corpo de oficiais que protege nossa cidade”, comentou.

O Capitão Mafra saudou a chegada dos novos dispositivos como uma forma de preservar os policiais e também evitar o uso da força desnecessária: “O objetivo da Polícia Militar é preservar a vida de todos os envolvidos em uma ocorrência policial e a arma de fogo deve ser o último recurso para conter uma pessoa agressiva”, explicou. Ele agradeceu o apoio que o prefeito Aquiles vem dando através desta parceria da prefeitura com a Polícia Militar.

A Spark, conhecida como dispositivo elétrico incapacitante, emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo enquanto ele estiver sob a ação da arma elétrica.

O disparo é realizado acionando o gatilho de ação progressiva, que permite que o dispositivo emita pulsos elétricos por um período de cinco segundos. A munição é um cartucho que contém dois dardos, os quais são arremessados à base de gás nitrogênio, com alcance de seis ou oito metros.

Há diversas situações em que a Polícia Militar poderá utilizar esta arma. Uma delas é quando uma pessoa está extremamente agressiva, colocando em risco as pessoas e portando alguma arma branca ou improvisada.

“Nas situações que não for possível imobilizar o individuo com uso da força física, se recorre ao dispositivo elétrico”, apontou o Capitão.

Categoria: Segurança
Publicidade