A cada dia, duas novas empresas abrem as portas em Rio do Sul

27 de julho de 2018
Postado por: Alexandre

De janeiro a junho deste ano, 522 novas empresas foram abertas na cidade

O tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de aproximadamente 118 dias. A irritante e burocrática espera, independente do tipo de negócio, ou da quantidade de protocolos, carimbos e pagamentos torna-se um dos maiores inimigos dos empreendedores já cansados de de irritantes e burocráticas esperas, procolos, carimbos e pagamentos.

Entretanto, parece que esta burocracia não tem tirado o fôlego de quem deseja empreender em Rio do Sul. De janeiro a junho deste ano, 522 novas empresas foram abertas na cidade, uma média de 2,8 negócios abrindo as portas por dia, de acordo com levantamento no sistema de cadastro da Secretaria de Administração e Fazenda da prefeitura.

Além de abrir novas empresas, é necessário que estes negócios sejam sustentáveis. Pesquisa do IBGE de 2016 mostra que 60% das empresas fecham as portas cinco anos depois de abertas. Entretanto, o bom ritmo e a quantidade de negócios em funcionamento na cidade vive uma crescente. Neste ano, a capital do Alto Vale atingiu a marca de 6 mil empresas ativas. Até junho, já são 6.234 negócios. Algo em torno de 6% a mais do que ao final de 2017.

Mais empresas abrindo significa também, mais trabalho e empregos. No primeiro semestre de 2018 foram criadas 501 vagas de trabalho com carteira assinada a mais do que o número de demissões, o que coloca Rio do Sul em 21° no ranking entre as cidades catarinenses que mais geraram emprego e a 238ª no Brasil. Em um universo com 5.570 cidades, Rio do Sul mostra que continua respirando trabalho.

Para o prefeito José Thomé, a retomada do crescimento da cidade se deve a diversos fatores, como a renovação vagarosa da confiança do empresariado após uma longa recessão vivida no país, até mesmo pela necessidade de se empreender e reinventar negócios. “Novas oportunidades de trabalho e de negócios tendem a se formar diariamente. Rio do Sul sempre foi um caso diferenciado de novidades, iniciativas e ideias boas colocadas em prática, assim como muito planejamento em investimentos. Vemos a cidade crescendo dia a dia, se expandindo e dando oportunidades de emprego e crescimento em diversas áreas”, adianta.

Rio do Sul no 1° semestre

Empregos

Saldo positivo de 501 vagas

21ª em Santa Catarina

238º no Brasil

Novas empresas

522 novas abertas – 2,8 por dia

247 baixas

Saldo de 275 no semestre

Empresas ativas em Rio do Sul

2015 – 4.584

2016 – 5.179

2017 – 5.878

2018 (até junho) – 6.234

Exportações

34 milhões de dólares em produtos

21 empresas envolvidas

24ª colocada em ranking em SC

 

Fonte: Secom PMRS

 

 

Categoria: Economia, Especial, Variedades
Tags: Rio do Sul
Publicidade