Penha ganha seu primeiro circuito de trilhas com “Caminhos do Pescador”

9 de julho de 2018
Postado por: Alexandre

Ao todo são dois quilômetros de trilhas em plena mata atlântica

Penha oficialmente tem uma nova atração turística: no último domingo, dia 08, foi inaugurado oficialmente o circuito de trilhas “Caminhos do Pescador”, que compõem 12 quilômetros de trilha em plena mata atlântica, no trecho do litoral penhense que vai da Praia de São Miguel até Armação do Itapocorói, passando pelas praias Vermelha, do Roque, do Monge, Poá, Paciência e Grande.

Cerca de 50 pessoas participaram do “1º Desafio Descubra Penha”, evento organizado pela Prefeitura através das Secretarias Integradas de Turismo e Desenvolvimento Econômico e que faz parte da programação de 60 anos de aniversário da cidade. “Eram vagas limitadas e preenchemos todas”, explica o coordenador de projetos da secretaria de turismo Cleber Neumann. “Superamos as expectativas de público”, garantiu.

Com a ajuda de oito guias, apoio técnico móvel, ambulância e kit de primeiros socorros, o percurso de 12 quilômetros foi preenchido em quatro horas, sem nenhum incidente. “Tomamos todas as precauções e deu tudo certo, como deveria ser”, comemora o secretário de turismo Arnaldo Dias. O percurso foi desafiador para as pessoas mais inexperientes, mas a maioria dos participantes completou o circuito.

“Penha tem um potencial incrível para o ecoturismo e o turismo de aventura que devemos explorar melhor”, acredita o Prefeito de Penha Aquiles da Costa, que também participou da trilha, ao lado dos seus filhos. “Esse circuito Caminhos do Pescador tem esse nome porque foram os próprios pescadores que abriram essas trilhas, algumas há mais de 100 anos atrás”, conta.

Os próximos passos da prefeitura para consolidar o projeto são sua divulgação através de material publicitário e o curso de educação ambiental, a partir de agosto, com alunos do curso técnico de turismo, da escola estadual Manoel Henrique de Assis. “Nossa expectativa é que desse curso saiam guias que possam orientar os turistas nas trilhas, contando sobre sua história, os aspectos da fauna e da flora, e também sobre os pontos turísticos que são encontrados durante seu percurso, como a Ponta da Vigia, a Cachoeira da Praia Vermelha, a Capela de São Batista, etc”, explica o secretário de desenvolvimento econômico Max Reisemberg Bastos.

Os “Caminhos do Pescador” se tratam de cinco trilhas diferentes, que podem ser percorridas separadamente. Mas não são as únicas. As secretarias integradas de turismo e desenvolvimento econômico já anunciaram que existem outras trilhas, e que brevemente elas serão limpas, recuperadas e sinalizadas. “Queremos transformar Penha numa referência no ecoturismo e turismo de aventura. Temos plenas condições de fazer isso acontecer”, acredita Arnaldo Dias.

Categoria: Especial, Lazer
Publicidade