10ª Festa da Tainha promete movimentar Itajaí neste sábado

29 de junho de 2018
Postado por: Alexandre

Evento gratuito inicia às 11h na Beira-rio

Foto: Marcos Porto

Sábado (30) é dia de comemorar a tradicional Festa da Tainha. Das 11h às 16h, serão distribuídas gratuitamente 10 toneladas do pescado na Praça Genésio Miranda Lins (Beira-rio). Em sua 10ª edição, a festa também promoverá a solidariedade com a arrecadação de alimentos e agasalhos. A sustentabilidade também estará presente com a restrição do uso de materiais plásticos. O evento encerra a 7ª Semana do Pescador e integra as atividades dos 158 anos de Itajaí.

A expectativa da Secretaria de Pesca e Aquicultura é atender 20 mil pessoas nas 34 barracas montadas na avenida Ministro Victor Konder. A tainha será preparada de diferentes formas e para todos os gostos. Vai ter o clássico peixe assado na brasa e frito, além de versões mais inovadoras como pastel de tainha e hambúrguer de tainha. Os pratos mais saborosos serão premiados no Concurso Gastronômico. Também serão eleitas as barracas com a decoração mais bonita.

“Esta é uma grande festa de encontro de todas as classes para celebrar o pescado que faz parte da nossa economia e da nossa cultura. Oferecer a tainha gratuitamente é o nosso presente de aniversário aos itajeienses”, reforça o prefeito Volnei Morastoni.

A décima edição da Festa da Tainha terá uma novidade: além da distribuição de peixe, serão arrecadados alimentos e agasalhos. A Secretaria de Pesca solicita que os participantes levem consigo um quilo de alimento para contribuir com a iniciativa. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais do município.

Outra iniciativa é a diminuição do uso de materiais plásticos. O uso de canudos plásticos será proibido em todas as barracas. A intenção, além de manter viva a tradição da tainha, é também desenvolver e incentivar a sustentabilidade em Itajaí.

Em média, 300 pessoas estarão envolvidas com a realização festa. As 34 barracas serão comandadas pelas secretarias municipais, fundações, autarquias, além de associações do município.

As tainhas que serão distribuídas foram doadas pelas seguintes empresas parceiras: Brasil Sul Indústria de Pescados; Femepe Indústria de Pescados; Cais do Atlântico Indústria de Pescados; Pioneira Indústria de Pescados; Botorga Indústria de Alimentos; Carioca Pescados; JS. Pescados; Kenia Indústria de Pescados; Marimar Indústria de Pescados (Rio Janeiro); Sindipi; Sacolão da Shimitausen; 4 Mares Indústria de Pescados; Peixaria da Barra Pescado (Joinville); Armadores Pesca (Rio Janeiro); Costa Sul Indústria de Pescados (Navegantes); PRM Prestadora de Serviços; Trans Nunes.

Confira a lista completa das barracas:

Barraca 01: Motociclista Liga
Barraca 02: Mutantes Moto Clube
Barraca 03: Grupo de Motoqueiros
Barraca 04: Publicitá
Barraca 05: Administração e Controladoria – Tainha frita e espalmada
Barraca 06: Porto – Tainha frita e tainha grelhada com manteiga e acaparras
Barraca 07: Saúde e Procuradoria – Tainha frita em postas
Barraca 08: Pesca Esportiva
Barraca 09: Secretaria de Urbanismo – Pastel de tainha
Barraca 10: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda / Fundação Cultural – Tainha frita, preparada no bambu, servida na telha com pêssego, abacaxi e figo
Barraca 11: Secretaria de Agricultura – Tainha assada
Barraca 12: Sitrapesca / Sindipi – Tainha assada
Barraca 13: Carioquinha / Brasil Sul
Barraca 14: Grupo 5 De Maio
Barraca 15: G7
Barraca 16: Itajaí 4×4
Barraca 17: Celesc – Tainha frita e tainha na brasa
Barraca 18: Secretaria de Obras – Tainha à moda portuguesa e caldeirada de frutos do mar
Barraca 19: Univali – Tainha assada
Barraca 20: Secretaria de Educação – Tainha assada com pirão e salada
Barraca 21: Secretaria de Educação – Tainha assada com pirão e salada
Barraca 22: Associação dos Servidores do Semasa Itajaí – Tainha frita
Barraca 23: Associação dos Servidores do Semasa Itajaí – Tainha frita
Barraca 24: Câmara de Vereadores – Tainha frita e tainha assada
Barraca 25: Câmara de Vereadores – Tainha frita e tainha assada
Barraca 26: Secretaria de Assistência Social – Tainha frita em postas com molho de maionese e ervas, arroz com cenoura e tempero verde, farofa
Barraca 27: Secretaria de Assistência Social – Tainha frita em postas com molho de maionese e ervas, arroz com cenoura e tempero verde, farofa
Barraca 28: 4 Mares / Boxistas
Barraca 29: Instituto Federal de Santa Catarina – Hambúrguer de tainha
Barraca 30: Fundação Municipal do Meio Ambiente – Tainha frita em postas
Barraca 31: Secretaria de Segurança / Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão / Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa – Tainha espalmada com pirão de peixe e feijão ao coco
Barraca 32: Os Ixtepo
Barraca 33: Sacolão Cordeiros – Tainha espalmada e tainha frita
Barraca 34: Clube de Ciclistas / Volei Feminino

Categoria: Cultura, Especial, Gastronomia
Tags: Itajaí, Santa Catarina
Publicidade