Prefeitura de Penha contrata 100 câmeras para monitoramento da cidade

26 de junho de 2018
Postado por: Alexandre

Cidade será uma das mais monitoradas do sul do país

Na tarde desta segunda-feira, dia 25, o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, assinou o contrato para contratação de serviço de monitoramento, que irá instalar 100 câmeras no município, além de um sistema integrado com câmeras particulares e do projeto Bem Te Vi da Polícia Militar. “Proporcionalmente, Penha será uma das cidades mais monitoradas do sul do país”, confirmou o comandante da companhia da PM de Penha, Capitão Carlos Alberto Mafra Júnior.

A polícia militar irá trabalhar em conjunto com a prefeitura de Penha e a empresa Urbanii Tecnologia da Informação Ltda para gerenciar um sistema cuja perspectiva é que mais de 200 câmeras possam vir a fazer parte. “Qualquer cidadão que já tenha uma câmera de monitoramento na sua casa ou estabelecimento, pode pedir para adicioná-la na rede de vigilância municipal”, explica o empresário Rubem Henrique da Silva Júnior.

Rubem adiantou que deve levar aproximadamente 30 dias para instalar todas as novas câmeras, cujos pontos serão definidos pela Polícia Militar. “Esse monitoramento terá como prioridade combater a criminalidade e garantir a segurança das pessoas”, garantiu o capitão Mafra. Além das 100 novas câmeras, a PM junto com a prefeitura está articulando com o governo do estado mais 10 câmeras pelo projeto Bem te Vi, somando assim 120 destes aparelhos na cidade.

Outra parte da parceria entre governo municipal e PM será a contratação de estagiários pela prefeitura para ajudar no monitoramento, que deverá ganhar uma nova sala somente para essa função. “Além das câmeras, o monitoramento também pode contar com softwares para reconhecimento de placas, cor e marca de veículos”, adicionou Rubem. “Podemos inclusive rastrear um carro roubado a partir do momento que entrar na cidade”, complementou Mafra.

Para o prefeito Aquiles, esse investimento histórico na segurança pública é um passo importante no desenvolvimento da cidade: “Estamos garantindo a segurança dos moradores, mas também tornando a cidade ainda mais segura para os visitantes”, considerou. “Esse é um diferencial que destaca nossa cidade na região, e uma imagem que temos que manter”, apontou.

O investimento anual que o município estará fazendo no serviço é de 113 mil reais. “Todas as nossas 100 câmeras estarão sempre operacionais”, garantiu Rubem. “Caso uma delas tenha problema de funcionamento, será imediatamente substituída, sem prejuízo do sistema”, concluiu.

Categoria: Segurança, Turismo
Tags: Penha
Publicidade