POLÍCIA CIVIL E PRF DEFLAGRAM OPERAÇÃO OURO NEGRO NA REGIÃO NORTE DE SC

15 de fevereiro de 2018
Postado por: Alexandre

A investigação identificou grupo responsável por furto qualificado a oleodutos da Petrobrás

 

Na madrugada desta quinta-feira (15/02/18), na cidade de Joinville/SC, a DIVISÃO DE FURTOS E ROUBOS DE CARGAS DFRC, da DIRETORIA ESTADUAL DE INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS DEIC, com apoio da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (Pirabeiraba), deflagrou a OPERAÇÃO OURO NEGRO.

A investigação identificou grupo responsável por furto qualificado a oleodutos da Petrobrás. A OPERAÇÃO OURO NEGRO prendeu em flagrante delito dois homens, um empresário de 44 anos e o motorista do caminhão de 22 anos. Agentes da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas DFRC/DEIC,coordenados pelo Delegado de Polícia Raphael S. Werling de Oliveira, monitoravam o grupo sendo que nesta madrugada prenderam em flagrante os dois homens após terem subtraído combustível de um duto na cidade de São José dos Pinhais/PR. No momento da prisão os autores estavam no caminhão tanque carregado com o produto subtraído.

O grupo, sediado na cidade de Indaial/SC, tinha atuação interestadual (Paraná e Santa Catarina). Em terrenos vazios por onde passam os dutos da Transpetro o grupo abria buracos e ao encontrar estes dutos davam início a uma arriscada operação chamada trepanação, na qual os criminosos utilizam uma válvula específica para conter a pressão dos dutos e após desviar o combustível para um caminhão tanque.

De acordo com Delegado Raphael S. Werling de Oliveira, titular da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas DFRC/DEIC, “Essa intervenção clandestina na rede de dutos é uma operação arriscada, com alto potencial nocivo ao meio ambiente. O risco de vazamento é iminente. Oportuno mencionar que nestes casos há um canal de contato entre a empresa e a comunidade pelo número 168.

Neste canal os moradores vizinhos às instalações dos dutos podem comunicar qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos, como presença de carros, caminhões tanques, pessoas com mangueiras, ferramentas e outros equipamentos. Se próximo a estes locais houver um cheiro forte de combustível a orientação é se afastar e ligar imediatamente para a central, no número 168 e para a polícia”.

Categoria: Especial, Segurança
Tags: Santa Catarina, Segurança
Publicidade