Empresariado e Prefeitura iniciam tratativas para recuperar a Praia do Gravatá

15 de fevereiro de 2018
Postado por: Alexandre

Uma comissão público-privada será criada para dar celeridade aos trabalhos

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin) através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo e de sua diretoria executiva, convidou o prefeito, Emílio Vieira, para uma reunião na sede da entidade, a qual foi realizada nesta quarta-feira (14), com o objetivo de buscar soluções e recursos para restabelecer a faixa de areia na Praia do Gravatá.

O encontro marcou o início do ciclo de reuniões semanais abertas da entidade em 2018 e contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, empresários da construção civil, especialistas em Oceanografia, como o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Onir Mocellin e o oceanógrafo, João Tadeu de Menezes, lideranças da comunidade e representantes da OAB Navegantes, Sinduscon, CDL, Observatório Social, Abrhon e Rotary Club.

O presidente da entidade iniciou os trabalhos relatando a preocupação da classe empresarial com a atual situação da Praia do Gravatá, bem como os reflexos econômicos que estão sendo gerados em função da diminuição da faixa de areia devido as fortes ressacas ocorridas em anos passados. Rinaldo foi enfático em afirmar que algo precisa ser feito e com certa urgência, devido à evasão de moradores e turistas. O empresário defendeu a criação de uma parceria público-privada, através da formalização de uma comissão técnica, envolvendo secretários municipais, técnicos e representantes das entidades constituídas. “Nós gostaríamos de poder ajudar nesse processo e unir forças com o Executivo para dar celeridade ao processo. Podemos nos reunir quinzenalmente e, de forma objetiva, buscar soluções conjuntas para o problema. O fato é que, não podemos perder mais tempo com isso”, destacou.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito se colocou a disposição para a criação da parceria proposta pelo empresariado e se prontificou a fazer uma Portaria criando uma comissão específica para os problemas do Gravatá. Emílio enfatizou que o município fez um trabalho de contenção, que era necessário, mas que não possui os recursos para realizar o “engordamento” da Praia. Ele salientou que será necessário solicitar apoio ao Governo Federal e Estadual, bem como da Bancada Política Catarinense. O prefeito destacou também a importância de se fazer um estudo técnico para definir qual será o melhor projeto a ser desenvolvido no local.

A reunião foi considerada positiva pela classe empresarial, já que houve entendimento das partes para a busca de soluções. A comissão proposta será criada nos próximos dias e irá se reunir no dia 1º de março para o início efetivo.  As tratativas terão foco na solução definitiva do problema.

Categoria: Especial, Obras
Publicidade