Área Azul: cobrança fracionada passa a valer em Rio do Sul

6 de fevereiro de 2018
Postado por: Alexandre

Mudança no prazo foi solicitada pela Apae, mas decreto vigora a partir desta terça (06)

A alteração no sistema de cobrança do estacionamento rotativo de Rio do Sul, Área Azul, que estava prevista para começar no dia 1º de fevereiro não entrou em funcionamento. Segundo o Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Rio do Sul, Ivan Concer, à medida que dava 45 dias, para as alterações não pôde ser cumprida dentro do prazo estabelecido, por diversas questões administrativas e em decorrência dos feriados de fim de ano. Além disso, também houveram alterações, como o aumento em 500 vagas de estacionamento, o que requer também adequações dos espaços físicos e sinalização, além da contratação de novos funcionários para fazer o atendimento e monitoramento nas ruas.

O pedido sobre um novo prazo de adequação chegou a ser encaminhado para a Câmara de Vereadores de Rio do Sul, mas como não houve acordo de mais de 60% da câmara para requerer uma sessão extraordinária, a proposta foi apenas lida na primeira sessão, que aconteceu no dia 1º. Segundo o novo presidente da Câmara, James Rides da Silva, “por não haver assinaturas suficientes dos vereadores, no mínimo seis, não houve como quebrar o interstício e nem pedir reunião extraordinária, então ela segue o caminho normal de trâmites dentro da casa. Onde iria para as comissões, mas que se torna sem efeito porque a lei já está em vigor. E a gente não tem como prorrogar uma lei que já está em vigor, é inconstitucional.”

O presidente da Apae comentou que o prazo dado no fim de ano não foi suficiente para as adequações. “Nós precisamos desse tempo, porque o primeiro decreto dizia que nós tínhamos que implantar em 45 dias. Esses dias culminaram com o Natal e Ano Novo, então foi impossível de ajustar todo o sistema e fazer toda a instalação de placas, pintura de ruas e implantação de vagas brancas e preferenciais, então toda essa situação depende de mais tempo. Por isso solicitamos um tempo a mais para pôr a situação em ordem. Vamos precisar contratar mais funcionários, se não dobrar a equipe, não só pelo fracionamento do horário, mas também pelo aumento de vagas, agora as atribuições serão maiores”, enfatizou o presidente.

Com isso a prefeitura de Rio do Sul emitiu um novo decreto, nesta segunda-feira (5), onde a cobrança fracionada passa a valer a partir desta terça (06).  A cobrança do serviço vai custar R$ 1,00 o crédito, que dá direito a 30 minutos de uso do estacionamento.

A frente das questões administrativas da instituição, o presidente da Apae reforça que as mudanças no estacionamento rotativo de Rio do Sul só trazem mais investimento para a cidade. “Nós esperamos que essas mudanças venham a atender a comunidade, dentro do que ela pediu para que o estacionamento funcione da melhor maneira possível. Porque nas visitas que recebemos de várias cidades do Brasil, o nosso estacionamento é um serviço de forma justa. 100% fica em Rio do Sul e é investido em saúde, educação e assistência social”, finaliza Concer.

 

Fonte: Diário do Alto Vale

Categoria: Trânsito
Tags: Rio do Sul, Trâsnsito
Publicidade