11 de janeiro de 2018
Postado por: Alexandre
Focada na recuperação das vias e locais da cidade que detém maior concentração de pessoas, a Secretaria de Obras de Balneário Camboriú trabalha, desde a madrugada desta quinta-feira (11), de forma ininterrupta.
“O governo como um todo está trabalhando para a recuperação da cidade. Nós da Secretaria de Obras, assim como a Defesa Civil e outros órgãos governamentais, estamos nas ruas limpando e recuperando, primeiramente, os locais onde as pessoas se encontram. Nesta tarde de quinta-feira a Praia Central, na altura da Praça Almirante Tamandaré, já está parcialmente recuperada e recebendo os banhistas”, relata o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz, que acompanha os serviços das equipes, in loco.
Os Sete Eixos de Atuação da Secretaria de Obras trabalham desde a madrugada de quinta-feira, não só no socorro às famílias, mas também na limpeza e recuperação das principais vias. Retirada de barro das ruas; recolhimento de móveis e objetos retirados das casas pela população; desobstrução de bocas de lobo; retirada de árvores que caíram com a força do vento em vias como a Martim Luther; Rua Daniel Anastácio Fraga (Morro da Sutepa) e no Bairro de Taquaras.
Na Rua Indonésia, no Bairro das Nações, os remendos que estavam sendo reformados pela empresa responsável pela instalação de água e esgoto da via cederam por causa da chuva. Desde cedo, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) está trabalhando com duas máquinas e duas equipes para deixar a via transitável para a população.
Praia Central
Além da limpeza na areia da Praia com a equipe da concessionária Ambiental e maquinários e funcionários da Secretaria de Obras; a ciclofaixa e via da Avenida Atlântica foram varridas e lavadas, deixando o local pronto para receber os banhistas.
Região Sul
Das seis praias agrestes de Balneário Camboriú – Laranjeiras; Taquarinhas; Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho; a que ficou bastante danificada foi a de Laranjeiras; as demais não tiveram maiores problemas. Em Taquaras a queda de uma árvore mobilizou uma das equipes da Secretaria de Obras, que já resolveu o problema.
O Rio das Ostras saiu da calha causando estragos aos bairros São Judas, Nova Esperança e Loteamento Schultz. As ruas estão sendo lavadas para retirada do barro; muitos móveis e utensílios deixados nas calçadas, retirados das casas atingidas estão sendo coletados, em caráter emergencial, pela Secretaria de Obras.
“Não conseguiremos arrumar tudo em curto espaço de tempo, mas vamos seguir trabalhando, sempre priorizando as principais vias, até para agilizar a limpeza e melhoria das ruas e avenidas dos trajetos dos transportes coletivos”, finaliza o Secretário.
Apoio dos Agentes de Trânsito
Agentes de Trânsito também auxiliaram diversos órgãos para minimizar os efeitos causados pelas fortes chuvas e restabelecer, o mais breve possível, a normalidade nas vias. Algumas vias como as ruas Isaías Serrão, Júlio Serrão, Ana Guilhermina Siqueira, José S. Correia, no Bairro Nova Esperança ficaram com lama na pista. A Avenida Rodesindo Pavan, Interpraias, no sentido norte passando a Praia do Pinho também ficou com lama na pista. O mesmo se repetiu nas Ruas Síria, Israel e AVenida Martin Luther e na via que dá acesso ao Morro do Careca.
O asfalto cedeu em algumas vias, gerando diversos buracos e grande risco aos transeuntes que passavam, na Rua Uganda e devido à pressão da água, algumas tampas de bueiros acabaram deslocadas ou quebradas nas Ruas José da Silva e Jose S. Borges, Avenida Santa Catarina com Rua Acre, mas foram reparados pela secretaria de Obras.
Também ocorreram diversos registros de veículos com problemas mecânicos que necessitaram de apoio dos Agentes de Trânsito. E também auxiliaram nas Avenidas Martin Luther, Ruas Síria e Nepal, Avenida Atlântica e Santo Amaro onde ocorreram quedas de árvores obstruindo as vias parcialmente.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
(47) 3363-2930
Fonte: Diretoria de Comunicação