Prefeito decreta Estado de Emergência em Penha

11 de janeiro de 2018
Postado por: Alexandre

Cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pelas inundações no município

O Prefeito de Penha Aquiles da Costa decretou Estado de Emergência no município nesta quinta-feira, dia 11. A medida é decorrente da situação que a cidade se encontra após a forte enxurrada que aconteceu entre a noite de quarta-feira (dia 10) e madrugada de hoje, por conta da forte chuva que atingiu a cidade. Dados da Defesa Civil de Santa Catarina apontam que a cidade recebeu em menos de 12 horas 152 milímetros de chuva. “Em 24 horas caiu 180 milímetros, o equivalente a um mês de chuva”, revela o coordenador da Defesa Civil de Penha, Edpo Cristiano Bento. As estatísticas apontam que Penha foi a segunda cidade mais afetada pelas chuvas em Santa Catarina, atrás apenas de Florianópolis.

Todos os bairros do município de Penha foram atingidos pelas inundações. Gravatá, Praia de Armação de Itapocoróy, Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Centro, São Nicolau e São Cristóvão, além das localidades de Olaria, São Francisco de Assis e Praia de São Miguel, contabilizando mais de 100 ruas alagadas.

Cerca de 20.000 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelo incidente, com ruas totalmente alagadas, impossibilitando sua locomoção. Quatro mil pessoas tiveram suas residências inundadas. Destas, 500 ficaram desalojadas. Paredes e muros ruíram, muitas famílias perderam todos os móveis e roupas, pousadas e hotéis atingidos tiveram que remover seus hóspedes, e até veículos foram arrastados pela correnteza que transformou várias ruas de Penha em verdadeiros rios.

Uma das regiões mais problemáticas é a Praia de São Miguel, onde duas casas partiram ao meio, a praça de esportes de São Miguel foi parcialmente destruída, e ainda existe risco de deslizamento no Morro, que já é uma área apontada como comprometida por estudos técnicos feitos no ano passado.

Para a municipalidade, o prejuízo também foi grande. Muitos buracos surgiram nas ruas, devido ao rompimento da tubulação, que não resistiu a forte pressão da água. O asfalto também rachou em vários pontos, além de desabamentos que prejudicam o trânsito em acessos como da Praia Vermelha.  O pontilhão da Santa Lídia próximo ao Rancho Odeli caiu, assim como também foi comprometida a ponte no Rio Gravatá, onde se formou uma rachadura. Um caminhão da frota municipal também foi danificado devido às fortes chuvas.

O Prefeito Aquiles da Costa garantiu que não está medindo esforços para minimizar os prejuízos e que toda a equipe de governo segue a disposição do povo de Penha. “Estamos desde as primeiras horas de hoje nas ruas, trabalhando com nossa equipe, buscando atender e socorrer as pessoas atingidas”, contou.

Com a decretação do estado de emergência, que foi confirmado de perto pela equipe da defesa civil do Estado em visita a cidade, o governo municipal pretende captar recursos tanto para ajudar as vítimas das inundações, quanto fazer as obras de reparos que o município necessitará: “São quilômetros de tubulação, pavimentação, e até pontes afetadas. Temos um longo caminho pela frente, onde só a perseverança e a união de todos os munícipes vão permitir atravessar esse período”, apontou o prefeito Aquiles da Costa.

Entre os primeiros itens de ajuda que a cidade deverá receber do governo do estão estarão kits de assistência básica, onde as famílias atingidas vão receber itens como colchões, roupas de cama, cesta básica e material de limpeza para limpar suas casas.

Fonte: Secom PMP

Categoria: Especial, Geral
Publicidade