7 de dezembro de 2017
Postado por: Alexandre
A Associação Empresarial de Navegantes (Acin) realizou na terça-feira (05), a última reunião ordinária de 2017. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, sendo acompanhados por diretores da entidade, bem como por demais empresários e representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A pauta girou em torno dos projetos da Secretaria para a próxima Temporada de Verão. A novidade é a criação de pontos fixos, na orla da praia, para a comercialização de alimentos e bebidas, bem como de aluguéis de cadeiras e guarda-sóis, além de atividades esportivas e culturais.
Muito também foi discutido sobre as ações e investimentos que estão sendo planejados para todo o ano de 2018. Na ocasião, o secretário informou, entre outras coisas, que para o próximo ano, está sendo prevista a realização de um Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de criar um diagnóstico do setor e com isso direcionar e impulsionar, ainda mais, a atividade no município. “Estamos realizando pesquisas direcionadas que vão identificar as demandas do turismo em Navegantes. Com essas informações poderemos desenvolver um diagnóstico preciso e, aí sim, desenvolver projetos e ações planejadas de Marketing, bem como campanhas segmentadas voltadas exclusivamente para o Trade local e regional”, informou.
O secretário foi questionado sobre o orçamento da Secretaria para 2018 e de que forma seriam aplicados esses recursos. Ele informou que deve contar com cerca de R$ 1,8 milhão em recursos para serem investidos exclusivamente no setor. Na ocasião, apresentou um cronograma de eventos e investimentos que justificariam, segundo ele, a necessidade da liberação desses recursos, entre eles, foram citados a realização da reforma das dependências da Secretaria, a elaboração de material gráfico para a divulgação da cidade, a participação em feiras de turismo, a realização de palestras e congressos no município, o apoio na realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a promoção da Navegafolia (Carnaval), o resgate a realização da Fenagro (Feira Navegantina de Agropecuária) em comemoração ao aniversário da cidade, o apoio na realização do Festival Gastronômico, a estruturação do projeto de comércio de ambulantes e pontos fixos na praia, bem como, atividades alusivas ao Natal, Réveillon e Projeto Verão 2018/2019.
Para o presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, o debate foi salutar e trouxe esclarecimentos importantes para a classe empresarial. Rinaldo destacou a força do setor turístico para a economia local e regional e defendeu a realização de ações planejadas e direcionadas para Navegantes. “São muitas as atividades econômicas da nossa cidade que dependem direta e indiretamente das ações voltadas ao turismo. Navegantes tem muito potencial para crescer nesse segmento, o que precisamos, no entanto, é de planejamento e comprometimento do poder público municipal. Nós da classe empresarial estamos atentos aos fatos e certamente não vamos permitir qualquer espécie de ingerência nessa questão, a qual entendemos ser primordial para o desenvolvimento sustentável da economia local”, enfatizou.
Texto e Fotos: Alexandre Batista – Assessoria de Comunicação