26 de dezembro de 2019
Postado por: Alexandre
A concessionária Águas de Penha inaugura neste dia 27 de dezembro o novo reservatório de água tratada da cidade. O equipamento amplia a capacidade de reservação do município, reduz oscilações no sistema de abastecimento e melhora a pressão de água em pontos estratégicos. Localizado no bairro Armação (Mariscal), o novo reservatório armazena até 2 milhões de litros, o que aumenta a capacidade de reservação dos atuais 4,8 milhões de litros para 6,8 milhões de litros de água tratada. O equipamento entrou em fase de testes no dia 5 de dezembro já está em operação desde o dia 15 deste mês.
Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, explica que a estrutura faz parte do plano de ação da concessionária para melhorar o atendimento da demanda local de água tratada. No total, a empresa investiu R$ 6 milhões em 2019 com o objetivo de amenizar os efeitos do alto consumo no verão. A operação do novo reservatório já permite um período de melhor abastecimento na alta temporada, mesmo com a superlotação da cidade. Bairros como Praia Grande, Armação e Mariscal, que historicamente sofriam com problemas de abastecimento, estão com boas pressões de água e sem demandas expressivas como em outros anos.
Com isso, a empresa reforça o compromisso em oferecer saúde e qualidade de vida para a população e visitantes de Penha. “Estamos fazendo uma série de ações para melhorar o abastecimento, como a implantação de extensões de rede, ativação de poços artesianos e a troca de bombas. Estamos empenhados em promover melhorias no abastecimento de água e aperfeiçoar a qualidade dos nossos serviços”, explica Fernanda.
A construção da estrutura é uma das etapas da ação global da Água de Penha que visa realizar mudanças significativas no abastecimento e armazenamento de água no município. Paralelamente, foram realizadas a instalação de oito estações de bombeamentos (boosters), ampliação da rede de abastecimento em 2,6 quilômetros, reativação de quatro poços artesanais, instalação de 25 registros de manobras e criação de 10 setores de abastecimento com o objetivo de melhorar a distribuição, principalmente nos períodos de altíssimo consumo.