Obras de duplicação da BR 470, no lote 03, são retomadas

21 de março de 2018
Postado por: Alexandre

Trabalhos estavam parados há mais de três anos

Foto: Divulgação/ValeSC

As obras de duplicação da BR-470 no lote 3, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram retomadas nesta terça-feira (20). Os trabalhos nessa parte da rodovia estavam parados há mais de três anos. Sem os recursos para concluir todo o trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) resolveu eliminar primeiro os dois gargalos que travam o trânsito todo o início e fim do dia.

A ordem de serviço para a retomada das obras foi assinada no fim da tarde desta segunda-feira (19). Este é o trecho que corta Blumenau e onde estão dois dos maiores gargalos da rodovia: o trevo da Mafisa e o trevo do Badenfurt.

A solução dada para a diminuição dos congestionamentos é a construção de vários viadutos em dois acessos a Blumenau.

Previsão de obras

No trevo do Badenfurt, que dá acesso a Pomerode, vão ser construídos quatro viadutos e mais quatro pontes. O trânsito local passará por baixo e o da BR-470, por cima dos viadutos. No trevo da Mafisa, serão mais três pontes e cinco viadutos.

Independentemente do destino, os veículos não vão mais precisar atravessar a pista para seguir viagem. Pelo contrato, a empreiteira tem até três anos para concluir as obras nestes dois pontos. Mas a meta é deixar tudo pronto antes disso.

“Metade do ano que vem, com certeza deixar isso pronto. Pelo menos isso a gente garante”, afirmou o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa.

As obras nos trevos da Mafisa e do Badenfurt vão custar em torno de R$ 50 milhões. Por enquanto, o Dnit tem R$ 27 milhões na conta. Mas o superintendente garante que estão buscando mais recursos e que isso não vai atrapalhar o andamento das obras.

Até agora, foram feitas apenas 6% das obras de duplicação do lote 3. Os trabalhos pararam por falta de recursos para as indenizações. No final do ano passado, foi feito um mutirão para as desapropriações necessárias nesse trecho, permitindo a retomada das obras.

Categoria: Especial, Obras
Publicidade