6 de março de 2018
Postado por: Alexandre
A assinatura de aditivo no valor de R$ 25 milhões pelo governador Eduardo Pinho e o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, está agendada para a quinta-feira, 08, na Marina Itajaí. Com isso terão andamento as obras, que seguiam a passos lentos.
O aditivo aguardava a assinatura do então governador Raimundo Colombo desde meados do segundo semestre do ano passado, o que não ocorria, inclusive com a possibilidade da construtora contratada, a Triunfo, paralisar as obras. E nem sequer havia uma justificativa por parte do governo. Com a verba extra, o investimento total do Governo do Estado sobe para R$ 128 milhões. A obra é crucial para a competitividade dos portos que e terminais que formam o complexo, que já perdem escalas devido às limitações na infraestrutura aquaviária. A expectativa, agora, é pela retomada no ritmo de trabalho.
A nova bacia de evolução é a área de manobras, e abrirá espaço para navios maiores e mais carregados no Complexo Portuário do Itajaí, que inclui os portos de Itajaí e Navegantes. A primeira etapa, custeada integralmente pelo Governo do Estado, possibilitará a operação de embarcações de até 335 metros de comprimento. Após a segunda etapa, que ainda depende de recursos federais, o limite sobe para 366 metros.
Veja aqui como é a obra da nova bacia de evolução.