27 de outubro de 2025
Postado por: Alexandre
A Prefeitura de Navegantes dará início, a partir da próxima segunda-feira (27), à uma ação conjunta entre todas as secretarias municipais para modernizar seu atual sistema de gestão, que passará a ser operado eletronicamente pela plataforma IPM Sistemas. A mudança tem como objetivo a integração online dos serviços oferecidos pela administração, para oferecer mais agilidade, segurança e acessibilidade aos cidadãos.
“Com a nova plataforma, o contribuinte poderá acessar os serviços diretamente pelo portal oficial da Prefeitura de forma mais eficiente. A migração inclui a transição de softwares antigos e sistemas internos para uma nuvem compartilhada”, explica o secretário de Administração, Ditmar Alfonso Zimath.
Ele complementa que essa modernização vai resultar na entrega de um site e um aplicativo com oferta de serviços de informação e autoatendimento ao cidadão, empresas e servidores municipais.
“Dessa forma, estamos modernizando a gestão municipal, integrando dados, aumentando a segurança e o acesso unificado para servidores e cidadãos. Essa modernização vai trazer também desburocratização, refletindo positivamente no desenvolvimento de Navegantes. E tudo isso de modo transparente, conectado às necessidades legais e administrativas do município”, destacou o prefeito Liba Fronza.
A migração do atual sistema Betha para o novo IPM está sendo dividida em processos como levantamento, diagnóstico e configurações; instalação do sistema, migração definitiva, treinamento dos usuários, homologação do serviço, acompanhamento da implantação e transição para atendimento.
Os serviços da Prefeitura também foram divididos de acordo com as áreas de cada secretaria municipal:
1ª etapa – Execução Orçamentária, Tributária, Administração Financeira, Controle e Atendimento ao Cidadão, Empresas e servidores Municipais.
2ª etapa – Sistema de Gestão da Educação
3ª etapa – Sistema de Gestão da Saúde
4ª etapa – Sistema de Gestão Social e Vigilância (Sanitária e Ambiental)
Suspensão para a transição – Para que ocorra a migração do sistema, a atual plataforma Betha será suspensa a partir das 18h da próxima segunda-feira (27). Na prática, isso significa que haverá instabilidade de alguns serviços utilizados pelos cidadãos e empresas, como ITBI, impressão de boletos IPTU e taxa de lixo, dívida ativa, executivo fiscal e administrativo.
Desde o início de outubro, a Secretaria de Receita e Desenvolvimento Econômico realizou uma série de treinamentos para orientar empresas e contabilidades sobre a implantação do novo sistema de escrita fiscal e nota fiscal eletrônica. Foram três etapas voltadas aos principais públicos: empresas de software e integradores, contabilidades e instituições financeiras, e empresas emissoras.
O novo sistema entra em operação no dia 12 de novembro e será gradualmente integrado à plataforma de autoatendimento do município, que reunirá serviços para cidadãos, empresas e servidores.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: suporte.migracao@navegantes.sc.gov.br