21 de maio de 2025
Postado por: Alexandre
A Prefeitura de Blumenau encaminhou nesta quarta-feira, dia 21, o novo processo para o edital de licitação que selecionará as cervejarias artesanais e microcervejarias que irão comercializar os rótulos durante a Oktoberfest Blumenau. Nesta edição, a participação será exclusiva para empresas sediadas no município, reforçando o posicionamento da cidade como Capital Brasileira da Cerveja.
Com o novo formato, oito pontos de venda estão em disputa: sete deles destinados a cervejarias com capacidade de produção entre 25 mil e 416 mil litros de chope por mês, e um reservado para microcervejarias com produção mensal inferior a 25 mil litros. As cervejarias que ficarem entre as cinco primeiras colocadas, poderão participar de até quatro edições da festa. Já as outras duas cervejarias e a microcervejaria vencedoras participarão de duas edições, fortalecendo o vínculo entre a produção local e o maior evento de cultura alemã das Américas.
O novo modelo foi cadastrado junto ao setor de compras da Prefeitura e, neste momento, segue para a elaboração da minuta e do parecer jurídico. Após essas etapas, será lançado oficialmente ao mercado, seguindo todos os trâmites legais e administrativos previstos.
Vale reforçar que a cervejaria oficial do evento, segue sendo a Spaten, que tem contrato vigente até março de 2029.
O diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, aproveitou para destacar mais uma novidade. “Uma das mudanças mais significativas deste edital é a possibilidade de cada cervejaria incluir um rótulo convidado no própprio ponto de venda, desde que seja uma cerveja especial ou superespecial produzida dentro do Vale da Cerveja. Essa abertura fortalece a conexão regional, valoriza a diversidade da produção artesanal e enriquece ainda mais a experiência do público”.
O edital completo, com todos os critérios e orientações, está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura.
Capital Brasileira da Cerveja
O secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld, afirma que a medida é estratégica e simbólica. “Ao priorizarmos as cervejarias de Blumenau, estamos fortalecendo o título que recebemos em 2017, pela Lei Federal 13.418/2017, de Capital Brasileira da Cerveja. Por isso, essa não é apenas uma marca, mas um reconhecimento da força do nosso setor, da qualidade da produção local e do protagonismo que Blumenau exerce no cenário cervejeiro nacional.”
O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, também destaca os impactos positivos da iniciativa. “Essa iniciativa faz parte de uma estratégia de governo para consolidar e difundir ainda mais a marca de Blumenau como Capital Brasileira da Cerveja. Valorizar o produto local é fortalecer nossa identidade cultural, movimentar a economia e posicionar a cidade com ainda mais força no cenário nacional do turismo e da cultura cervejeira”.
A Oktoberfest Blumenau será de 8 a 26 de outubro e é promovida pela Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. Para mais informações, acompanhe as redes sociais oficiais do evento.