TAJAÍ REFORÇA O COMBATE CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

20 de maio de 2025
Postado por: Alexandre

Ações focam Dom Bosco e São Judas, bairros com maior número de casos e registro de óbito

O Município de Itajaí reforçou o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Desde a quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde determinou como foco os bairros Dom Bosco e São Judas. Os agentes de endemias e o carro pulverizador do fumacê estão no local.

Os dois bairros estão entre os cinco com maior número de casos, uma soma de 430. Além disso, na última terça-feira (13), Itajaí registrou o segundo óbito por dengue. A vítima era um homem de 67 anos com comorbidades e residente do São Judas. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC). A morte ocorreu no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen no dia 3 de maio de 2025.

“As ações de combate foram reforçadas. Os agentes de endemias estão visitando as residências e comércios e o fumacê também foi reforçado na área do óbito”, explica o coordenador do Programa de Controle de Dengue em Itajaí, Lúcio Vieira. “É muito importante que a população faça sua parte e elimine os focos, o mosquito se adaptou e nós teremos casos de dengue até o final do ano”, alerta Lúcio.

Ajude a combater o mosquito
Para evitar a proliferação do mosquito, utilize repelentes; deixe lixeiras bem tampadas; recolha e descarte corretamente o lixo do quintal; cubra piscinas e recipientes que podem acumular água; tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários; limpe a bandeja externa da geladeira; e evite o acúmulo de entulho no terreno de casa.

Fique atento aos sintomas
Os sintomas da doença envolvem dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e dor muscular intensa. Ao apresentar estes sintomas, procure o atendimento médico na Central de Atendimento à Dengue (10º andar do Hospital Marieta, entrada lateral ao Pronto-Socorro da avenida Sete de Setembro) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros.

Caos de Dengue em Itajaí
Segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue em Itajaí 68, de 16 de maio, a cidade soma 1.701 casos confirmados da doença. São 10.629 notificações, 2.014 em investigação, 677 casos vindos de outros municípios e 2 mortes em 2025. O bairro São Vicente com 325 casos é o que apresenta maior número de positivados, seguido por Dom Bosco, com 306, Cordeiros/Murta, com, 177, Cidade Nova com 174, e São Judas com 124 casos.

Categoria: Meio Ambiente, Saúde
Publicidade