Chuva de quinze dias em poucas horas causa transtornos em Navegantes

17 de janeiro de 2025
Postado por: Alexandre

Equipes da Prefeitura agiram rápido para minimizar os problemas de alagamento. Nenhuma ocorrência com vítimas foi registrada

Navegantes amanheceu sob uma chuva forte que atingiu 109,3 milímetros desde a uma hora da madrugada até às 9h desta quinta-feira (16), o equivalente ao que choveria durante quinze dias em janeiro. Segundo a Defesa Civil, o maior volume se concentrou entre às 6h e 8h da manhã, o que causou rápido alagamento em diversos pontos da cidade, inclusive em locais sem histórico desse problema. Nenhuma ocorrência com vítimas foi registrada em Navegantes.

O ponto mais crítico para o trânsito foi nas avenidas Prefeito Cirino Adolfo Cabral (beira-mar) e Prefeito José Juvenal Mafra, na altura do aeroporto. O trânsito precisou ser desviado pelos agentes e causou um longo congestionamento. A Prefeitura também orientou aos motoristas que vinham sentido Gravatá-Centro, que usassem a Rua Onório Borotolato como alternativa.

O prefeito Liba Fronza e o vice Ricardo Ventura acompanharam pessoalmente vários pontos na cidade. Entre eles, o loteamento Assaí, um ponto crítico na cidade com muitas ocorrências de alagamentos. Mas, que nesta quinta-feira, passou ileso às chuvas. “As obras e limpezas feitas no local se mostraram eficazes para os moradores”, afirmou.

Liba também destacou a limpeza feita no Ribeirão Guapuruma, no Gravatá. Entretanto, o estrangulamento para que o córrego passe abaixo da Av. Prefeito José Juvenal Mafra forçou o transbordamento em alguns pontos.

Antes do meio-dia desta quinta-feira, a água já havia baixado em muitos pontos de alagamentos na cidade. “Comparando com o volume de chuva que recebemos e o problema em outras cidades vizinhas, vimos que o nosso sistema de escoamento funcionou bem. Não teria como escolar tanta água ao mesmo tempo, mas assim que foi possível, ele se mostrou eficaz”, disse o prefeito.

Desde os primeiros momentos, todas as equipes da Defesa Civil, Segurança e Trânsito, Instituto Ambiental, Infraestrutura, Água e Saneamento, Inclusão Social e Saúde estiveram de prontidão. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Navegantes estão prontas para atender a população que precise de acolhimento. Em caso de necessidade, ligue para a Defesa Civil no 199.

Fonte:  Secom PMN

Categoria: Meio Ambiente
Publicidade