16 de dezembro de 2025
Postado por: Alexandre
Projeto da EQI Investimentos disponibiliza o item em 94 pontos estratégicos distribuídos por Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Palhoça, São José e Navegantes
A temporada de Verão em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil, deve ser marcada pelas altas temperaturas e precipitações irregulares, as famosas chuvas de Verão que são rápidas, porém intensas. Para ajudar os desprevenidos que esquecem ou não andam precavidos, a EQI acaba de ampliar a seu ecossistema regional de máquinas de compartilhamento de guarda-chuvas gratuitos, reforçando seu compromisso com mobilidade, cuidado urbano e sustentabilidade no Sul do país. Em parceria com a Rentbrella, primeira empresa de compartilhamento de guarda-chuva do mundo, o item está disponível em seis cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Palhoça, São José e Navegantes.
São 94 máquinas no total, instaladas em pontos estratégicos, como locais de grande circulação, centros empresariais, polos comerciais e áreas de acesso público, como academias, shoppings e universidades. As estações tecnológicas disponibilizam milhares de guarda-chuvas fabricados em tecido r-PET (garrafas de plástico recicladas), e gratuitos por até 24 horas.
A rede regional soma 31 estações em Balneário Camboriú, 24 em Florianópolis, 21 em Itajaí, oito em Palhoça, oito em São José e duas em Navegantes. Entre os pontos mais emblemáticos, destacam-se o Porto Cabral, o Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú, a região do Parque da Luz em Florianópolis; o Mercado Público de Itajaí, o Bairro Pedra Branca em Palhoça e o eixo comercial do Kobrasol, em São José. Para encontrar a estação mais próxima, basta baixar o aplicativo Rentbrella e acessar o mapa disponível na plataforma.
As estações de guarda-chuvasgratuitas da EQI começaram a ser instaladas em 2024. Nos últimos meses, as máquinas registraram mais de 100 mil utilizações, evidenciando a integração de práticas acessíveis e sustentáveis à rotina das pessoas. A adesão demonstra como iniciativas simples podem transformar a experiência urbana, reduzindo impactos ambientais e promovendo conveniência.
Com o serviço ampliado para os seis municípios, são cerca de 9 mil guarda-chuvas disponíveis. Com esta iniciativa, a EQI visa melhorar a mobilidade na cidade e incentivar a cultura do compartilhamento cooperando com a sustentabilidade local. “Nosso objetivo é oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas e tragam mais conforto à mobilidade urbana. Acreditamos que pequenas iniciativas podem gerar grandes impactos na experiência das cidades”, comenta o diretor de Marketing da EQI, Patrik Castilho.
O sistema operado pela Rentbrella garante retirada rápida via aplicativo, uso gratuito por um dia e taxas simbólicas apenas em caso de atraso ou não devolução. Com essa estrutura, a EQI Investimentos reforça um ambiente urbano moderno, conectado e alinhado a práticas sustentáveis. O projeto segue em expansão e continuará priorizando pontos estratégicos para beneficiar cada vez mais pessoas nas regiões onde está presente.
Balneário Camboriú
Florianópolis
Itajaí
Navegantes
Palhoça
São José



Fundada em 2008, em Santa Catarina, a EQI Investimentos foi a primeira do gênero a conquistar licença para operar como corretora no Brasil. Desde sua criação, sempre investiu na formação de seus profissionais e foi com este modelo que cresceu e se tornou uma das líderes do mercado. Atualmente, possui mais de R$ 49 bilhões sob custódia, 14 unidades próprias no país e uma em Miami e 50 escritórios parceiros (B2B) no Brasil.