3 de setembro de 2025
Postado por: Alexandre
A cultura e o tradicionalismo gaúcho estarão em destaque em Camboriú nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com a realização da Festa Farroupilha 2025
O pavilhão da festa já está sendo montado no Parque Municipal Maria Aparecida Ganancini Vignoli, no bairro Cedro, e promete receber milhares de visitantes em um evento marcado pela música, dança, gastronomia e preservação da identidade cultural.
A programação é promovida pela Prefeitura de Camboriú, por meio da Fundação Cultural, com apoio de todas as Secretarias Municipais e organização conjunta dos grupos tradicionalistas do município. Durante três dias, o público poderá acompanhar apresentações artísticas, dança, declamação de poesias, concursos culturais, além de shows musicais e comidas típicas.
O evento não terá caráter comercial: toda a estrutura será montada em espaço público, com apoio do Município para a instalação de tendas, banheiros químicos, iluminação e programação artística.
Para o presidente da Fundação Cultural, Felipe Ponte, a festa neste ano representa um marco na valorização das tradições:
“A Fundação Cultural assumiu a responsabilidade de fazer desse evento um momento especial, com música, gastronomia e toda a cultura gaúcha. Trabalhamos com muito carinho para que a Festa Farroupilha seja celebrada por todos os amantes da tradição” , destacou.
Em nome dos grupos tradicionalistas, Rosana Guedes, do grupo Liberdade Pampeana, agradeceu a sensibilidade do governo municipal:
“Queremos agradecer imensamente ao prefeito Leonel Pavan pela prontidão em atender nossa reivindicação. Para nós, manter viva a Festa Farroupilha é muito mais do que realizar um evento: é preservar a identidade cultural, valorizar nossas famílias e fortalecer as raízes da tradição gaúcha em Camboriú.”
Programação oficial:
Sexta-feira (5/9)
• 19h – Cerimônia de Abertura
• 20h – Grupo Tchê Campeiro
• 22h – Grupo Fogo de Chão
Sábado (6/9)
• 9h – Missa Campeira
• 12h – Neguinho da Gaita
• 19h – Peterson e Canhoto
• 20h30 – Juliano Moreno
• 22h – Banda Quero-Quero
Domingo (7/9)
• 9h – Concurso Artístico
• 12h – Grupo Musical Alma Crioula
• 17h – Stand Up com Loris
• 18h – Grupo Musical Sul em Cifras
• 19h – Moretti Show
• 20h – Grupo Campeiraço
• 21h30 – Encerramento com autoridades
• 22h – Legião Gaúcha
A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento, que acontecerá no antigo CTG, dentro do Parque Municipal Maria Aparecida Ganancini Vignoli, na Rua Daniel Silvério, bairro Cedro.