Representantes da AMFRI se reúnem na sede da ANTT, em Brasília, para acompanhar processos e tratativas sobre obras na BR-101.

27 de agosto de 2025
Postado por: Alexandre

.

Na última terça-feira, 26 de agosto, prefeitos, vice-prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) estiveram reunidos na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, para tratar de demandas prioritárias relacionadas à mobilidade no trecho da BR-101 que corta os municípios da região.

Entre os temas debatidos, estiveram a possibilidade de implantação de uma terceira pista, a necessidade de melhorias diante dos constantes atrasos no atendimento que acabam sobrecarregando o tráfego urbano dentro das cidades, e ainda obras pontuais de interesse de cada município, mas que têm impacto direto na mobilidade ao longo da rodovia.

Um dos principais avanços do encontro foi o encaminhamento das demandas e projetos prioritários ao Tribunal de Contas da União (TCU). A partir dessa etapa, os processos seguem para análise, com prazo de até 120 dias para devolução e posterior aditamento ao contrato atual da concessionária Arteris. O objetivo é garantir investimentos que assegurem a ligação completa das vias marginais em toda a extensão do trecho que envolve os 11 municípios da AMFRI.

“O diálogo com a ANTT foi fundamental para buscarmos respostas e reforçarmos a importância dessas obras estruturantes para a mobilidade da região. Seguiremos atuando de forma conjunta, unindo esforços dos 11 municípios, para que possamos avançar nas demandas da BR-101”, destacou o secretário executivo da AMFRI, Daniel Neves.

“Temos essa necessidade urgente para nossa região e vamos continuar sendo firmes e atuando em conjunto com todos os prefeitos da nossa região. Precisamos de respostas e principalmente de solução para a mobilidade dos nossos municípios’. Afirmou Robison Coelho, Prefeito de Itajaí e presidente do CIM-AMFRI.

“Essa reunião na ANTT é de grande importância para que nossas solicitações sejam resolvidas e nós vamos seguir cobrando e acompanhando de perto”, pontoou Eurico Osmari, vice-prefeito de Itapema.

“Nós não aguentamos mais esse problema de mobilidade na br-101 e hoje participamos dessa audiência na sede da ANTT para buscar informações sobre o protocolo no Tribunal de Contas da União que fala sobre nossas solicitações. E nós continuaremos fiscalizando e cobrando a agilidade em todas essas ações”. Afirmou a prefeita de balneário Camboriú, Juliana Pavan.

“Cada município sente diretamente os impactos da falta de mobilidade na BR-101. Por isso, é essencial que avancemos com obras que tragam resultados práticos e urgentes. Seguiremos unidos para que essas soluções saiam do papel”, ressaltou Leonel Pavan, prefeito de Camboriú.

“Não se trata apenas de uma obra, mas de qualidade de vida para milhares de moradores e turistas que utilizam diariamente a rodovia. Nossa união demonstra a força da região e a seriedade com que estamos tratando o tema”, destacou Joel Lucinda, prefeito de Porto Belo.

Participaram da reunião o prefeito de Itajaí, Robison Coelho; a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan; o prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda; o vice-prefeito de Itapema, Eurico Osmari; o secretário executivo da AMFRI, Daniel Neves; o diretor executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Jander; e o senador Espiridião Amim.

Categoria: Desenvolvimento
Publicidade