14 de agosto de 2025
Postado por: Alexandre
Atletas do Clube Náutico América/SME Blumenau, Daniel Passold Filho e Giulia Alves encerraram sua participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 com quatro medalhas conquistadas. Representando o Brasil na competição, eles ganharam uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Também de Blumenau, o treinador Roque Zimmermann integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira na competição.
A primeira medalha dos atletas de Blumenau foi conquistada no domingo, dia 10, com Daniel. Ao lado do remador João Batista, ele faturou o primeiro ouro do Brasil na competição, após finalizar a prova do double skiff masculino com o tempo de 6min31s. Também no domingo, Daniel levou a prata na prova oito com timoneiro masculino.
A terceira medalha foi conquistada por Giulia, na terça-feira, dia 12: o bronze na prova oito com timoneiro. Além de Giulia, a equipe medalhista foi composta pela timoneira Kauanne da Silva e pelas atletas Ana Ferreira Isabella Gomes, Jennifer de Almeida, Julia dos Santos, Lara Pizarro, Luiza Nazário e Maria Fuhrmann. A equipe brasileira finalizou a prova em 6min36s59, atrás de Chile (ouro com 6min23s73) e Canadá (prata com 6min27s59).
Já a quarta medalha saiu nesta quarta-feira, dia 13, no último dia de provas do remo, novamente com Daniel: a prata na prova do four skiff masculino. A equipe brasileira finalizou a prova em 6min01s7 – um décimo a mais que os remadores de Cuba, que faturaram o ouro. Já o bronze ficou com Chile, com o tempo de 6min02s9.
“Os resultados alcançados pelos nossos atletas nos Jogos Pan-Americanos Júnior mostram, mais uma vez, a força do esporte blumenauense no cenário internacional. Daniel, Giulia e o técnico Roque levaram o nome de Blumenau e do Brasil ao pódio, reafirmando a tradição e o talento que temos no remo. É motivo de orgulho para toda a cidade e inspiração para nossos jovens”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
“O remo faz parte da história e da identidade de Blumenau, sendo uma modalidade tradicional na nossa cidade. Ver nossos atletas conquistando medalhas em uma competição continental mostra que, além de preservar essa herança esportiva, continuamos formando campeões”, afirma o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.