25 de julho de 2025
Postado por: Alexandre
A Prefeitura de Rio do Sul será responsável pela execução das obras de desassoreamento e limpeza de trechos dos rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Após reuniões entre o governador Jorginho Mello, o secretário estadual Mario Hildebrandt e o prefeito Manoel Arisoli Pereira, foi confirmada a destinação de quase R$ 21 milhões para a realização dos trabalhos.
Ao todo, serão cerca de 13,3 quilômetros de melhorias nos rios que chegam a Rio do Sul, ponto de formação do rio Itajaí-Açu.
O prefeito Manoel destaca que a prefeitura será responsável pela contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto, devido à complexidade técnica da iniciativa. Todo o processo contará com o apoio da Defesa Civil estadual, que já realizou uma etapa anterior de limpeza em Rio do Sul, abrangendo aproximadamente 8,2 quilômetros, além da remoção de sedimentos em 750 metros de leito e margens do rio, e a eliminação de uma ilha nas proximidades do bairro Taboão.
A nova etapa, agora sob gestão da prefeitura, contempla a limpeza de 5,9 quilômetros do rio Itajaí do Oeste — desde a ponte de acesso à BR-470, próxima ao município de Laurentino, até o Encontro dos Rios, na área central de Rio do Sul. No rio Itajaí do Sul, os serviços ocorrerão em 7,4 quilômetros, estendendo-se até a divisa com o município de Aurora.
Segundo o governador Jorginho Mello, os investimentos fazem parte de um conjunto de ações do Estado para mitigar os impactos das enchentes e se somam às reformas em andamento nas barragens de Ituporanga e Taió.
“Essas são as primeiras melhorias significativas nessas estruturas em muitos anos, e vão proporcionar mais segurança para a nossa comunidade”, afirmou o governador.