17 de julho de 2025
Postado por: Alexandre
Com mais de 410 participantes, evento reforçou as ações do município como referência na proteção animal.
Nos dias 14 e 15 de julho, Navegantes sediou o III Seminário de Políticas Públicas de Bem-Estar Animal, reunindo autoridades, especialistas e ativistas em debates voltados à guarda responsável, controle populacional de cães e gatos, prevenção de zoonoses e promoção de políticas públicas. O evento, realizado no Centro Integrado de Cultura, reuniu mais de 410 participantes de 31 cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.
“Temos muito orgulho em dizer que Navegantes é hoje um exemplo em políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Investimos em ações concretas como castrações, atendimentos veterinários, programas de adoção e combate aos maus-tratos. Cuidar dos animais é também cuidar da nossa cidade e dos nossos valores como sociedade”, pontuou o prefeito Liba Fronza.
O tema desta edição, “Estratégias para o Manejo Populacional de Cães e Gatos, Prevenção de Zoonoses e Fortalecimento da Guarda Responsável e do Bem-Estar Animal”, norteou uma programação de alto nível técnico e interdisciplinar. Entre os destaques do dia 14 estiveram palestras com o deputado estadual Marcius Machado, a diretora estadual de Bem-Estar Animal Fabrícia Rosa Costa, o secretário de Saúde de Navegantes dr. Pablo Velho, da representante União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais (UCDDA), dra Karine Kiatkoski, além da presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV SC), Moacir Tonet, e representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários.
Também participaram delegados, médicos-veterinários, estudiosos do comportamento animal e representantes de ONGs.
Durante a programação, a deputada estadual Paulinha fez um importante anúncio: a destinação de R$ 250 mil, via Governo do Estado, para a aquisição de um PetMóvel para o município, um reforço importante para as ações de manejo populacional e combate ao abandono.
No dia 15, o seminário seguiu com o workshop “Proteger é Dever”, ministrado pela equipe da Peritus Vet. A capacitação, voltada a profissionais da área pública, abordou estratégias práticas de enfrentamento ao abandono e maus-tratos, além de gestão de abrigos e saúde única, com aulas das médicas-veterinárias Dra. Janaína Hammerschmidt e Dra. Luciana Vargas, referências em Medicina Veterinária Legal.
“Foram dois dias intensos de muito aprendizado e trocas valiosas. Recebemos profissionais altamente qualificados e palestras de altíssimo nível, que certamente vão contribuir para o avanço das políticas públicas de bem-estar animal em todo o país. Nosso muito obrigada a todos que fizeram parte deste momento histórico para Navegantes”, destacou a secretária municipal de Proteção e Cuidado Animal, Sol Dapper.
“Com a ampla adesão do público e o fortalecimento da rede de proteção animal, o seminário reafirma Navegantes como referência regional e estadual na promoção do bem-estar animal, consolidando a cidade como modelo de gestão comprometida com a causa”, disse.