11 de abril de 2025
Postado por: Alexandre
Pioneira do rock do Sul, a banda está na estrada desde o fim dos anos oitenta e inicia nova fase, ainda sob comando de seu fundador e líder Jean Carlo. Single condensa os elementos que compõem a identidade sonora do trio
Com quase 40 anos de estrada, o Vlad V ostenta uma longeva e fecunda carreira, com oito álbuns de estúdio, duas coletâneas e um público que permanece fiel durante todo esse tempo de trajetória. Há um ano, a banda está com nova formação, que estreia oficialmente com o lançamento do single O Tempo Cansou de Esperar, já disponível em todos os aplicativos de música.
Fundada e liderada até hoje pelo compositor e vocalista Jean Carlo, o Vlad V conta agora com a potência e presença de palco marcante de Seco Mafra (baixo) e Clifton Macnamara (bateria), que já possuem um entrosamento de longa data. Em sua nova fase, a banda segue a trilha que a trouxe até aqui, com riffs arrebatadores de guitarra, melodias inebriantes e o vigor obrigatório para quem tem o rock progressivo no DNA.
O Tempo Cansou de Esperar é uma composição bastante antiga de Jean Carlo, registrada apenas em formato demo na década de 1990. A gravação da canção como marco deste novo momento, portanto, serve como uma ode à história e à essência da banda. Com o frescor trazido pelos novos músicos, o single se reveste da aura histórica do Vlad V, potencializada pela energia do presente e com o olhar apontando para o futuro, que, sem dúvidas, segue orientado pelo som pesado e cheio de identidade que a banda continuará a produzir.
O frontman explica a escolha da música como primeiro registro da nova formação. “Ela meio que resume todo um barato que a gente curte, é realmente progressiva. Começa devagar e vai subindo, para acabar em uma coisa bem hard. Quando fiz essa música eu estava estudando violão clássico, então quis inserir um pouquinho disso. A influência do folk também aparece ali no meio e depois tem o hard rock progressivo, que é o que a gente curte mesmo fazer”, pontua.
Gravada no Kore Records, em Balneário Camboriú, a faixa tem Jean Carlo na guitarra, violões, flauta e vocais, Seco Mafra no baixo e backing vocals, Clifton Macnamara na bateria e foi gravada, produzida e mixada por Guilherme Hasselmann.
O baixista Seco Mafra e o baterista Clifton Macnamara são músicos de uma geração posterior, que vê, há muitos anos, o Vlad V como grande ícone do rock progressivo brasileiro. E fazem questão de salientar a honra de passar a integrar a banda. “Desde que eu comecei a tocar bateria, a gente já frequentava os shows e, sem dúvida, inspirou até o nosso modo de tocar. Você vê aquela banda executando músicas difíceis e o rock progressivo, isso ajudou muito na nossa formação musical.”, assegura Clifton. “Fazer parte dessa banda que tanto significou para a gente é um prazer enorme. Está sendo muito gratificante e estamos bem felizes com o resultado desse primeiro single”, conclui Seco.
Ficha técnica:
Composição, guitarra, violões, flauta e vocais: Jean Carlo;
Baixo e backing vocals: Seco Mafra;
Bateria: Clifton Macnamara;
Gravação, mixagem e masterização: Guilherme Hasselmann, nos estúdios Kore Records.
Fotos: Mari Florencio.
Links Vlad V: https://beacons.ai/vladv