Itapema e Univali avançam em parceria para implantação do Centro de Atendimento à Pessoa com TEA

31 de março de 2025
Postado por: Alexandre

.

Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, esteve reunido com representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para tratar da implantação do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A reunião contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Priscila de Souza; do diretor da Escola de Ciências da Saúde, Rodrigo de Palma; do coordenador do curso de Fisioterapia, Emmanuel Alvarenga Panizzi; do secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá); e do secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia.

O encontro teve como objetivo alinhar os detalhes da proposta de cooperação técnica e acadêmica com a Univali, que viabilizará a estruturação e a gestão do futuro centro — um dos compromissos da atual gestão com as famílias que convivem com o TEA.

“Esse é um projeto que estamos tratando com todo o cuidado e seriedade. Sabemos da importância para as famílias e para toda a rede de saúde, e buscamos os melhores parceiros para fazer isso com excelência. A Univali é uma instituição de referência, e com essa parceria vamos garantir um espaço acolhedor, com estrutura adequada e atendimento de verdade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Alexandre Xepa.

O centro será instalado em uma estrutura já existente no município e contará com ambientes como salas de integração sensorial, consultórios, sala de acolhimento, brinquedoteca, salas de aula, sala de educação física, sala multiuso e sala de informática.

Ao todo, o serviço contará com uma equipe de 56 profissionais qualificados, entre assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos especialistas, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, musicoterapeutas, profissionais de TI, equipe de higienização e manutenção, além do suporte técnico e administrativo necessário.

Com capacidade para atender até 400 usuários por mês, a estimativa é que sejam realizados cerca de 7 mil procedimentos mensais. Os atendimentos terapêuticos terão duração média de 1h30 a 2h por semana por usuário, organizados em equipe multidisciplinar e com foco em qualidade, eficiência e acolhimento.

A parceria com a Univali representa um avanço significativo para a rede de atenção especializada em Itapema, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas que atendam de forma humana e eficiente às famílias do município.

Categoria: Geral
Publicidade