25 de março de 2025
Postado por: Alexandre
Estado possui a segunda menor taxa de desemprego do país, com apenas 2,7%, conforme o IBGE. Geração de emprego está aquecida em todas as regiões – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom
Santa Catarina reafirma sua liderança na geração de empregos, com 9.844 oportunidades de trabalho disponíveis nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Deste total, 408 vagas são exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs), reforçando o compromisso do estado com a inclusão no mercado de trabalho.
“Santa Catarina conta com muitas vagas em aberto, fruto do aquecimento da nossa economia. O momento é positivo para o emprego e para a renda, beneficiando empresas e trabalhadores”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
As vagas estão distribuídas por todas as regiões catarinenses, com a Grande Florianópolis à frente na oferta de empregos, totalizando 2.852 oportunidades. Os municípios de Florianópolis (1.007) e São José (1.014) concentram a maior parte dessas vagas.
No Vale do Itajaí, são 2.674 vagas abertas, com Indaial (740) e Balneário Camboriú (414) como principais destaques. Já Itajaí, um dos polos econômicos do estado, soma 330 oportunidades, incluindo 52 para PCDs.
O Oeste catarinense registra 1.126 vagas, com Chapecó (332) e São Miguel do Oeste (321) liderando a oferta na região. No Sul, são 1.214 oportunidades, sendo Araranguá (237) e Morro da Fumaça (223) os municípios com maior número de postos abertos.
No Norte do estado, 913 vagas estão disponíveis, com Joinville (291) e Araquari (160) concentrando as maiores ofertas. Já no Meio-Oeste, são 827 oportunidades, com Caçador liderando a região com 418 vagas. Na Serra Catarinense, há 238 vagas, sendo 223 apenas em Lages.
Os interessados podem consultar as vagas e se candidatar pelo portal Emprega Brasil ou diretamente nas unidades do Sine em Santa Catarina.
“O Sine desempenha um papel fundamental na conexão entre empresas e trabalhadores, ampliando o acesso às oportunidades e impulsionando o mercado de trabalho catarinense”, destaca Carlos Alberto Arns Filho, diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).