Procon de Itajaí realiza pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa

26 de março de 2024
Postado por: Alexandre

Levantamento registrou um aumento de 2% no somatório médio dos valores praticados

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) realizou, nesta segunda-feira (25), a pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa. Em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 2% no somatório médio dos valores praticados. O levantamento foi realizado por fiscais do órgão no Centro de Abastecimento Paulo Bauer – Mercado do Peixe do Centro.

Conforme a análise dos preços individuais na data da pesquisa, o salmão foi o pescado que apresentou maior queda no preço em relação a 2023 (-12,76%), seguido da lula (-11,88%) e da pescada (-8,34%). Já a tradicional sardinha, também conhecida como charuto, apresentou a maior alta (+30,04%) na comparação com o ano passado. Na sequência aparecem a anchova (+27,56%) e o congrio (+20,87%).

Apesar do aumento, o charuto/sardinha foi o pescado mais barato da pesquisa, seguido da corvina e da lula. Já o congrio foi o produto mais caro encontrado dentro da categoria. Em seguida, aparecem o salmão e o camarão.

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados. Foram selecionados sempre os produtos de menor valor, sem levar em consideração a sua espécie ou a forma de apresentação (congelado, fresco, com ou sem casca, limpo ou sujo, inteiro, em posta ou filé). Os tipos de pescados pesquisados foram: charuto, corvina, salmão, congrio, anchova, linguado, camarão, lula, meca, pescada, abrótea e dourado.

Orientações do Procon

Além da pesquisa, o Procon orientou todos os boxes do estabelecimento acerca das normas de defesa do consumidor. O órgão ressaltou a importância de informar de maneira clara e ostensiva a espécie do pescado e seu preço por quilo. Ainda reforçou a necessidade de realizar a pesagem do produto na presença dos consumidores.

Diante da variedade de espécies dos produtos relacionados, o Procon ressalta a importância da pesquisa para que o consumidor obtenha o produto desejado com o melhor valor para o seu orçamento. Dúvidas e reclamações podem ser realizadas pelos telefones 151 e (47) 3349-6147, ou ainda por meio do e-mail procon@itajai.sc.gov.br. O órgão fica localizado na avenida Joca Brandão, nº 655, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira.

Categoria: Geral
Publicidade