Setor náutico e naval criam estratégia para qualificar profissionais em Santa Catarina

22 de agosto de 2023
Postado por: Alexandre

Aquecimento do setor náutico e naval brasileiro resultou em escassez de mão de obra qualificada. Santa Catarina já responde por 70% da fabricação de barcos de lazer no país.

 

Com mais de 100 mil empregos gerados, segundo a Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar), a indústria náutica e naval brasileira segue em expansão e registra mais de dois dígitos de acréscimo no faturamento nos últimos anos. Para manter o ritmo de crescimento e competitividade, inclusive, internacionalmente, estaleiros de Navegantes e Itajaí, considerado o principal polo náutico do país, criaram um comitê em prol da qualificação da mão de obra. A Azimut Yachts, maior estaleiro de luxo do mundo, que tem em Itajaí o único parque fabril fora da Itália e emprega mais de 500 colaboradores, projeta investir em capacitação e desenvolvimento profissional da sua equipe e da comunidade.

“Santa Catarina responde por 70% da construção de barcos de lazer no país e como o setor está cada vez mais aquecido é preciso investir em qualificação da mão de obra. Há uma alta demanda de profissionais e isso gerou escassez no mercado. Para que os estaleiros continuem a crescer é preciso dar atenção para esse processo de formação, inclusive, com apoio do poder público e instituições voltadas à formação técnica, como o Senai ”, comenta a gerente de Recursos Humanos da Azimut Yachts Brasil, Danubia Emmel dos Santos.

O movimento, que é liderado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Naval de Itajaí e Navegantes (Sinconavin), já realizou as primeiras ações com objetivo de unir diversos setores para solucionar a questão. “Já entramos em contato com o Senai e com as secretarias de Desenvolvimento Econômico de Navegantes e Itajaí para mobilizar o setor público em prol dessa questão. A ideia é fomentar esse assunto e criar um projeto contínuo para atender as necessidades do setor”, explica o presidente do sindicato, Paulo Santana Neto.

A última reunião do comitê foi realizada na última terça-feira (8) e reuniu representantes de recursos humanos das empresas, além de especialistas técnicos. Na ocasião, foi criada uma série de agendas que visam a construção do projeto de capacitação definindo trilhas de formação, juntamente com a equipe do Senai.

Sobre a Azimut Yachts
Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.
www.azimutyachts.com.br @azimutyachts_brasil

Categoria: Especial
Publicidade