12 de janeiro de 2023
Postado por: Alexandre
Com a proximidade do início do funcionamento do sistema de tratamento de esgotos em Rio do Sul, a CASAN reforça o diálogo com a comunidade sanando dúvidas. Uma delas é referente à taxa que será cobrada pelo serviço.
A Companhia esclarece que a coleta e o tratamento de esgoto só começarão a ser cobrados a partir do momento em que a unidade de depuração estiver em pleno funcionamento.
O valor será o mesmo praticado em todos os municípios integrados ao Sistema CASAN, e correspondente ao consumo da água. Se a conta for R$50,00 para água, por exemplo, com os serviços de coleta e tratamento de esgoto será cobrado R$100,00.
O faturamento será realizado apenas para imóveis atendidos nesta primeira etapa e com a Caixa de Inspeção (CI) instalada na calçada. É por meio desse equipamento que os efluentes domésticos são direcionados para o sistema da CASAN e recebem o devido tratamento.
A Companhia alerta que a ligação ao sistema ainda não está autorizada, e que os moradores do bairro Canta Galo – primeiro a ser beneficiado pelos serviços – serão devidamente avisados quando for possível direcionar o esgoto residencial à rede coletora.
TARIFA SOCIAL
Para as famílias em vulnerabilidade econômica, a CASAN oferece a Tarifa Social, que permite um desconto de 80% na taxa por serviços de água e esgoto.
Para usufruir da Tarifa Social é preciso comprovar renda de até dois (02) salários mínimos e apresentar inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo utilizado para receber auxílio emergencial durante a pandemia.
É possível conferir o processo de requerimento e documentos necessários no site da CASAN. A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro.