12 de janeiro de 2023
Postado por: Alexandre
Integrante da Costa Esmeralda, o município de Porto Belo tem se revelado uma opção segura e vantajosa para quem deseja fazer um investimento imobiliário. A região tem alcançado percentuais de valorização de imóveis acima da média nacional e mesmo sem figurar no topo desse ranking como a vizinha Itapema, ainda assim tem obtido crescimento com oferta de novos empreendimentos, de diferentes padrões, atendendo a crescente demanda por imóveis no litoral norte de Santa Catarina.
De acordo com o índice FipeZap, que monitora os valores de venda de imóveis residenciais, a taxa de valorização chegou a 19% nos últimos 12 meses em Santa Catarina, enquanto a média no país é de 5%. Esse alto índice percentual é puxado por Balneário Camboriú, que detém o metro quadrado mais valorizado do país e pela vizinha Itapema, quarta colocada.
Responsável por 4,5% do PIB de Santa Catarina, a construção civil tem performado como motor da economia do Estado, gerando emprego e renda, e se tornando uma ótima opção de investimento – segura e rentável – diante um mercado financeiro cercado de instabilidade. Apenas o setor da construção civil conta com 17,2 mil estabelecimentos, sendo o maior número de empresas (33%) da indústria catarinense e o quinto maior pólo de construção do Brasil.
De acordo com dados do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), apenas na Costa Esmeralda, região formada por Porto Belo, Bombinhas e Itapema, 904 empresas atuam representando 5,3% do setor no Estado, gerando um incremento de 23% de empregos formais (1,6 mil novas vagas) no período entre janeiro a julho em relação ao final de 2021. Outro dado que destaca essa ascensão é o fato de a Costa Esmeralda registrar atualmente o dobro da área construída constatada em 2018, com três milhões de metros quadrados, sendo que apenas Porto Belo quadruplicou a área construída nos últimos quatros anos.
Todo esse crescimento, segundo o presidente do Sinduscon da Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva, foi alavancado pela alteração do Plano Diretor do município, que trouxe incentivos e atraiu um maior número de construtoras, com projetos inovadores e diferenciados. Um desses exemplos é a Wert Empreendimentos, que desenvolve o Porto Belo Golf Resort, idealizado para se distinguir dos demais empreendimentos residenciais, a partir da instalação do primeiro campo de golfe iluminado do país, além de uma área de resort recheada de atrações de lazer.
OBRAS EM ANDAMENTO
O empreendimento obteve autorização para início das obras em março de 2022 e atualmente se encontra em fase de terraplanagem, com mais de 120 veículos, entre caminhões e máquinas movimentando 700 mil metros cúbicos de terra em uma área de 840 mil metros quadrados localizada ao lado do aeródromo da Costa Esmeralda.
Até então com atuação do mercado gaúcho, a Wert vislumbrou em Porto Belo a possibilidade de criar um empreendimento diferenciado e cercado das belezas naturais da região. “A Costa Esmeralda é um verdadeiro paraíso em território catarinense, está próximo de dois grandes centros urbanos (Florianópolis e Balneário Camboriú) e conta com belas praias. O Porto Belo Gol Resort vem complementar esse destino que atrai cada vez mais pessoas de outras regiões do país”, destaca Richard Schwambach, que se uniu a Martin Werninghaus e João Batista Saldanha, o Tita, para formar a Wert Empreendimentos.
Com investimento inicial de R$ 100 milhões e com um Valor Geral de Vendas (VGV) superior a R$ 2 bilhões em terrenos próprios, a Wert Empreendimentos buscou o renomado norte-americano Erik Larsen, para assinar o projeto do campo de golfe, que servirá como equipamento de lazer, mas também estará apto a sediar as principais competições nacionais e internacionais do esporte. De acordo com o engenheiro responsável pela construção do campo de golfe, Cesar Bavaresco, os buracos 9, 2 e 1 já estão com shape e terraplanagem completos. Já o sistema de iluminação se encontra em fase de instalação da fundação.
O empreendimento ainda prevê um Sport Center com quadras de Tênis, Pickleball, Beach Tennis, Padel (cobertas), poliesportiva, campos de Futebol Society e Futebol Infantil, playground, pista de Skate e ginásio poliesportivo, além de Point Gourmet. O empreendimento contempla ainda uma infraestrutura aquática, com lagos, piscina com praia de areia, parque aquático, parque aquático termal, piscina com raia semiolímpica, além do bistrô do Lago.
O projeto inclui ainda um Wellness Center com consultórios, salas de massagem e atendimento, sauna seca e úmida e piscinas regenerativas. Na parte de serviços, o Porto Belo Gol Resort contempla um Green Lab (Horta Comunitária, Pomar, Coworking), Health Care, Mall e Foodhall para os apreciadores de uma boa gastronomia. “Acreditamos que negócios com propósito movem o mundo e o transformam para melhor”, completa Richard.